15 de mai. de 2011

MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA É TEMA DE ENCONTRO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS BAIANOS.


Uma mostra de atividades escolares voltadas para o bem estar socioambiental marcou, na quinta-feira (12/05), o segundo dia do I Encontro Estadual das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Cerca de 300 pessoas participam do evento.
Presentes em 98 escolas estaduais da capital e do interior da Bahia, as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida trazem vida nova às escolas e às comunidades. Segundo a estudante Eliziane Moraes Costa, do Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado (a 240 km de Salvador), depois da COM-VIDA, todos estão mais conscientes e empenhados em resolver problemas e acabar com maus hábitos.
No município, Eliziane Moraes conta que o destino do lixo rural e a poluição do Rio Jucutinga estão entre as maiores preocupações dos estudantes: “a cidade é pequena e tem coleta de lixo da área urbana. Junto com os professores, estamos pensando uma forma de melhorar essa situação. É complicado porque só temos uma caçamba de lixo, mas não vamos desistir”. Sobre o rio que esteve bastante degradado e agora vive melhor, ela declara: “Foi uma pontinha que começou a deslanchar. Conseguimos apoio da prefeitura para a limpeza, mas ainda precisamos de mais”.
Sustentabilidade – As Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) integram o Projeto Juventude em Ação e têm a responsabilidade de criar espaços de socialização da educação ambiental dentro das escolas. “São instrumentos para fortalecer ações voltadas para a sustentabilidade nas escolas em todas as suas dimensões: currículo, gestão e estrutura física”, ratifica a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Solange Rocha.
Em busca do SELO COM-VIDA – O colégio Modelo de Ipiaú foi o representante da DIREC 13 no evento. Os membros da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) integram o Projeto Juventude em Ação do Colégio, os alunos Álvaro Jardim, Vinicius Fernandes Menezes estudantes da 3ª Série e o professor de Geografia, Cláudio Silva Coutinho, os dois últimos estiveram no I Encontro Estadual das COM-VIDA. Trouxeram na bagagem vários projetos que deverão ser implementados com a ajuda da comunidade escolar do CMLEM e depois para o município.

Vale ressaltar a participação da ADAS de Ipiaú que cedeu algumas peças de seu acervo artesanal para que fossem apresentados no evento. Abnegados que com muito esforço e determinação contribuem de forma ativa pela proteção do Meio Ambiente reciclando materiais com muita arte, bom gosto e criatividade. A ADAS está completando neste ano o 21° aniversário; colaborem com a ADAS, os amigos especiais merecem. Exija sua nota fiscal e entregue na sede da associação.

Informações via correio eletrônico - Prof. Cláudio Coutinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...