Plenária Popular Virtual

AS PRIMEIRAS INTERVENÇÕES

 Esta iniciativa expressa um sentimento de indignação e, em alguns momentos, impotência que sentimos diante dos grandes males que nos afligem no cotidiano coletivo.

 O chamado à Primeira Plenária Popular Virtual agrega-se a tantas outras iniciativas que, mesmo sem os holofotes das mídias burguesas, teimam em ocorrer pelo país afora, ecoando o grito dos injustiçados, explorados, excluídos e despossuídos do quinhão sonhado, apesar de enriquecerem a muitos.

A escolha da temática A MÁ GESTÃO PÚBLICA $ CORRUPÇÃO POLÍTICA, resultou duma boa experiência que vivi com minhas turmas de ensino médio, rede estadual da Bahia. A deixa veio após a análise e discussão do artigo intitulado “Quando tudo acaba em pizza: Os meandros da corrupção no Brasil e como esse mal está instalado na sociedade”, escrito pela jornalista Priscila Gorzoni.

Como creio que o saber não se encerra em salas de aulas de concretos, sugiro que levemos este tema para os espaços mais populares e públicos possíveis, promovendo férteis discussões e debates, mesmo nos ambientes virtuais, como este que realizamos. O Que importa mesmo é seu caráter libertário e popular, rompendo com as proposições elitistas das cúpulas políticas em suas plataformas surdas e cegas dos anseios populares por transformação social, em busca duma sociedade igualitária, livre da corrupção e tantas outras mazelas sociais produzidas pelas engrenagens do capitalismo.

Boa Plenária a todos e todas!

Professor Albione - Professor de História e militante do PSTU.


...


Dois textos produzidos por alunos:



Não é muito fácil ser original, falando desse assunto como diz o povo: “Notícia ruim corre rápido! E é difícil falar de alguma falcatrua que ainda não tenha sido usada pelos lobos locais.

Lembro de histórias engraçadas, em que os candidatos garantiam o voto do homem simples com a metade de uma perereca, após a eleição se eleito, o sujeito recebia a outra parte e tinha, então o direito de sorrir e comemorar a vitória de seu escolhido.

Nas cinzas da grande festança a chamada “Festa da Democracia” o que se via era eleitor com o pé só de sapato, metade de um filtro, provas da generosidade traída do grande “fulano de tal”.

Hoje existem leis que impedem alguns abusos. Mas ainda existem aqueles que insistem em usar “a criatividade”, a força de sua “inteligência” para ludibriar seus semelhantes. Aqueles que vêem a política como “a arte de enganar” de lucrar o máximo e a qualquer custo. A esses, que merecem a nossa revolta e o tão alardeador “repúdio”, dediquemos o nosso humor, rindo do ridículo de suas deformações morais.

Por, Junier Costa 
Estudante do III Ano do Ensino Médio 
Colégio Modelo - Ipiaú.  


           
POLÍTICOS OU LADRÕES?

Pobre dos brasileiros que acham que vão encontrar políticos honestos. É muito difícil, pois no mundo em que vivemos é muito fácil de acobertar os erros que cometemos.

Muitas maneiras de acobertar esses erros ocorrem através do “jeitinho brasileiro”. Por um lado o “jeitinho brasileiro” é bom, porque da a entender de que o brasileiro sempre consegue dar um jeito em seus problemas, mas por outro lado, esse jeitinho é usado para esconder os erros dos políticos e o pior, eles enrolam e acabamos aceitando.

Devemos eleger políticos que realmente tenham compromisso com o povo e sempre ficar de olho no que eles fazem.

Por, Hudson Emanoel Campos 
II Ano do Ensino Médio
Colégio Modelo - Ipiaú.  



...



______________________________________



PRIMEIRA PLENÁRIA POPULAR VIRTUAL

      É PRECISO MUDAR ESTE QUADRO.


TEMÁTICA: A MÁ GESTÃO PÚBLICA $ CORRUPÇÃO POLÍTICA.



AOS AMIGOS BLOGUEIROS E INTERNAUTAS,

 VISANDO CONTRIBUIR PARA ELEVAÇÃO DO NÍVEL CRÍTICO E FOMENTANDO O DEBATE POPULAR, DISPONIBILIZAREMOS O ESPAÇO DESTE BLOG PARA A PROMOÇÃO DE UMA AMPLA E DEMOCRÁTICA DISCUSSÃO TEMÁTICA, TRATANDO DE VARIADOS ASSUNTOS DE RELEVÂNCIA SOCIAL.

INICIAREMOS COM O TEMA: A MÁ GESTÃO PÚBLICA $ CORRUPÇÃO POLÍTICA (motivações, causas e efeitos etc). O TEMA SERÁ EXPLORADO RESPEITANDO OS DIVERSOS PONTOS DE VISTAS, SENDO QUE AS PROPOSIÇÕES EXPOSTAS NÃO NECESSARIMENTE REFLETIRÃO A LINHA EDITORIAL DESTE BLOG.

PERÍODO DAS DISCUSSÕES- INÍCIO: SEXTA FEIRA (25 de março), A PARTIR DAS 22:30 HS - CONCLUSÃO: DOMINGO (27 DE MARÇO), ÀS 22:30 HS.

PÚBLICO - UNIVERSO VIRTUAL.

PONTO DE ENCONTRO- www.professoralbione16.blogspot.com

DIVULGUEM! PARTICIPAÇÃO LIVRE!




Albione Souza - Professor de História.








8 comentários:

  1. Boa noite amigo Albione, estou confirmando a minha participação na primeira plenária popular virtual; abraço do amigo.

    ResponderExcluir
  2. Egildo Barberino Matos (por e-mail)20 de março de 2011 às 23:05

    - Caro Albione - Cabe-me aplaudí-lo de pés por essa magnífica provocação. Reputo-a de grande valia social-comunitária, sobretudo para tirar-nos desse mutismo e indiferença sacrossanta para esse câncer que vitima nossa sociedade em todo o Brasil. Toda essa falta de envolvimento de todos nós ipiauenses frente a esse tema, têm possibilitado que absurdos aconteçam, vitimem e punam a quem menos tem culpa - O POVO CARENTE.

    - Essa discussão apolítica e desapaixonada, contudo, franca e sincera, poderá representar um marco na vida socio-política dos ipiauenses que poderá inaugurar novos tempos por aqui e mostrar para os candidatos a gestor dos nossos interesses e do nosso dinheiro, a seriedade, decência e transparência com que se deve gerir a coisa alheia.

    - Merecemos ser felizes e vivermos em paz. Para tanto, nosso povo precisa de iguais oportunidades, terem seus direitos elementares satisfeitos como comer, morar, saúde, educação, segurança e lazer. Os impostos sendo direcionados exemplarmente nessa direção, enfim, a paz reinará em todos os nossos lares. Contudo, não atingiremos jamais a realização desse sonho que deve pertencer a todos nós, se não estivermos atentos e participando ativamente dos segundos, minutos, horas, dias, meses e ano da vida da nossa Ipiaú.

    - QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER!

    - EIS QUE É CHEGADO A HORA!

    - O ATAQUE É A MELHOR DEFESA!

    - QUE NÃO VIVE PRA SERVIR NÃO SERVE PRA VIVER!

    - O HOMEM QUE NÃO LUTA PELO SEU FUTURO NÃO O MERECE!

    - ABAIXO O"OURO DE TOLO"!

    - AJUDE A ESCREVER ESSA NOVA PÁGINA NA VIDA DE IPIAÚ. Não podemos perder uma carona nesse bonde que Albione está nos proporcionando.

    ResponderExcluir
  3. Albione,

    Parabéns pela iniciativa!

    Abraço.

    Marivaldo

    ResponderExcluir
  4. Professor Albione...passei aqui pra te dizer que parabenizo a iniciativa e conte comigo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Email, pauloluiz41@hotmail.com


    Pizzaria congresso nacional.

    Existe em todo Brasil milhares de pizzarias, mas nenhuma delas se compara ao tamanho da pizzaria montada pelos nobres senhores congressistas. Não se esquecendo tem também filiais por todo território nacional Os ingredientes das pizzas são muito variados, expomos abaixo os horários de funcionamento e a relação de todas as pizzas criadas e servidas ao povo deste país.
    Não se preocupem com o preço, pois elas são servidas de graça para todo povo brasileiro.

    Horário de funcionamento,

    Funciona de preferência de terça a quinta, pois as segundas e sextas são considerados feriados prolongados no congresso nacional, os horários de maior atividade da pizzaria é de preferência na calada da noite quando o forno está na sua temperatura máxima. Existem lá como exceções alguns políticos sérios, os quais querem fechar a pizzaria de uma vez por todas, mas infelizmente são minoria, como estamos em uma democracia a maioria sempre deve prevalecer.

    Relação das pizzas servidas.

    A moda da casa, os ingredientes são, desonestidade, interesse próprio, corrupção, cobertas sempre com mentiras e dissimulações.

    Quatro dinheiros, ingredientes, dinheiro na cueca, na meia na bolsa, e no bolso do paletó, cobertura também com muitas mentiras e dissimulações.

    Obras públicas, esta é a mais cara de todas, pois são feitas com superfaturamento e propinas pagas com dinheiro público.

    Cassação de políticos, esta e feita exclusivamente com voto secreto e conchavos, pois tem um sabor oculto só o povo nota o seu cheiro desagradável.

    Julgamento de políticos, esta é uma pizza especial demora anos e anos para serem feitas, mas quando termina se nota que é pizza mesmo não há nenhuma dúvida.

    Caixa 2, esta é feita com dinheiro de empreiteiras, de empresas fantasmas e muitas falcatruas que lhe dá um sabor bem brasileiro.

    Ficha suja, esta é feita com enriquecimento ilícito, compra de votos, lavagem de dinheiro e uma grande pitada de desonestidade.

    C.P.I, esta é feita com muito cuidado para não punir ninguém, os ingredientes são réu silencioso, perguntas sem respostas e muita palhaçada para dar aquele gosto Brasil.

    Comissão de ética, esta é feita com rabo preso, amigos corruptos, interesses partidários e uma pitada de ética, atualmente não podemos por ética, pois está em falta no congresso, também raramente é encontrada no mercado brasileiro.

    Mensalão, esta está suspensa sua produção, pois ela está aguardando já á vários anos para saber a quantidade que será feita e também seus ingredientes, temos que esperar.

    Todas as pizzas desta relação podem ter bordas recheadas com impunidade. O preço é o mesmo, pois a impunidade é que fomenta toda a produção de pizza não só em Brasília como em todos os rincões brasileiros.

    Paulo Luiz Mendonça. (um cidadão brasileiro com colesterol altíssimo de tanto receber goela a baixo estas famigeradas pizzas.)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...