13 de abr. de 2011

MUSEU DO LAVRADOR É VÍTIMA DE CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO - CULTURAL EM IPIAÚ.

Atual estado do espaço onde estão as peças do museu
                         


No ano passado a Historiadora Sandra Regina Mendes ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Ipiaú  cobrando a reativação do Museu do Lavrador. Após um ano nenhuma medida de revitalização deste patrimônio histórico cultural foi iniciada pelo município de Ipiaú, ao contrário, aumentou a degradação. Os entulhos espalhados no local fazem do lugar "viveiros" de RATOS, berçarios das larvas do Aedes aegypti, (transmissor da dengue), risco constante de proliferação de doenças à vizinhança do local, situado ao lado do prédio da SAMU.  

Atual estado do espaço onde estão as peças do museu
                                

Em 2002, José Mendonça (PP), prefeito na época, em parceria com a Câmara de Vereadores, expulsou o Museu do Lavrador do prédio da Câmara Municipal, com a promessa de que seria reaberto, com manutenção adequada, em melhores condições de funcionamento para visitações, coisa que não ocorreu durante sua gestão e de Sandra Lemos, concluída em 2008.

Atual estado do espaço onde estão as peças do museu
  
Infelizmente, mesmo com o atual gestor, Deraldino Araújo (PMDB), o Museu do Lavrador continua jogado às traças. Numa cidade como Ipiaú, carente de espaços de laser, bem como de nichos de preservação da nossa história e cultura , é incompreensível o desleixo que este patrimônio histórico-cultural sofre do poder público municipal.

Pelo visto matérias como esta não estão surtindo efeito para sensibilizar as secretárias da Educação e cultura, que, supostamente, deveriam  fomentar a preservação da identidade local. 

De antemão aproveito esta matéria para lançar neste blog uma campanha em favor da revitalização e reabertura do MUSEU DO LAVRADOR, importante legado da Gestão de Hildebrando Nunes, idealizado por Euclides Neto  em homenagem aos trabalhadores rurais das roças de cacau.

Entre as medidas que iremos encampar, pontuamos a mobilização de professores, estudantes, comunidade local e virtual para apoiar abaixo assinados em favor da restauração e abertura do Museu do Lavrador em Ipiaú, que será encaminhado em anexo com Representação ao Ministério Público.


Parte do acervo do Museu do Lavrador

                                  

Parte do acervo do Museu do Lavrador
                               

obs. deixem seus comentários sobre a importância de termos reaberto  à comunidade o Museu do Lavrador. Vote em nossa enquete! 



4 comentários:

  1. Grande Albione,

    A luta pela reativação e revitalização do Museu do Lavrador deve ser encampada por cada pessoa, ipiauense ou não, que tenha amor a essa terra e que conhece a importância de valorizarmos a luta dos nossos antepassados. Eu me lembro com o hoje, quando tinha 12 pra 13 anos e Hildebrando, então prefeito municipal, visitou meu pai e comentou sobre a idéia do Museu. Doutor Euclides (ou "dotô Ocride"), o grande idealizador do museu fez também uma visita na casa deminha avó, quando a mesma selecionou dezenas de fotos, muitas das quais representativas de momentos históricos de nossa cidade (como da reunião d que criou a pista de pouso de Ipiaú, a reunião da implantação da energia elétrica em nossa cidade entre outras) e as entregou para que fosse utilizada no Museu.
    Eu passei alguns dias no porão da Farmácia, selecionando e limpando objetos para o museu. Foram entregues dezenas de frascos de remédios que meu avô produzia na farmácia, instrumentos utilizados por ele (Destiladores de água em cobre, a primeira máquina registradora de Ipiaú, balança de precisão etc), documentos desde a época da fundação da Farmácia Bahia (1938) entre outros. Numas das minhas visitas a Ipiaú, fui até o local (antiga sede do Tiro de Guerra) onde hoje se encontram abandonadas a própria sorte os objetos do Museu e fiquei numa tristeza profunda. Ver que o esforço de muitas pessoas em manter viva a memória dos nossos antepassados está sendo jogado em um balde de lixo é decepcionante. Penso que devemos envolver os outros blogs de nossa cidade, pedir espaço nos programas de rádio e buscar o ministério público. Pensei em entrar com uma ação para recuperar os objetos que foram doados tanto por meu pai como por minha avó.
    É preciso valorizar a história de nossa querida cidade para que as atuais e futuras gerações possam se interessar e se envolver com os destinos dela. Somente olhando e valorizando o nosso passado poderemos entender melhor o presente. Segue uma poesia que fala sobre essa valorização em estrofes:
    "VALORIZANDO O PASSADO
    Dizem que museu é que vive do passado
    Concordo plenamente, mas recordar é viver.
    Se o que escrevi no verso acima for desprezado
    Esta minha estrofe talvez não possa entender.

    Cada um de nós na vida tem a sua história
    Com percalços e obstáculos pelos caminhos
    Tudo isso, nós guardamos na nossa memória.
    E vemos que nesta estrada não estamos sozinhos

    Quando visitamos um museu aguçamos a mente
    Com exemplos de pessoas que alcançaram a glória
    O avanço tecnológico ali guarda a sua semente
    Inventores escaparam da fogueira e tiveram vitória

    Devemos olhar o passado para dar valor a novidade
    Não fossem os desbravadores a terra ainda era quadrada
    Inventores, artistas e poetas mudaram esta realidade.
    As lições do passado hoje emolduram a nossa estrada

    Autor: José Carlos Gueta

    Meu amigo Albione, estou nessa luta contigo!

    Pablo Pestana Santos

    ResponderExcluir
  2. Vitor Hugo Fernandes Martins17 de abril de 2011 às 14:54

    Caro Albione:
    muito oportuno o seu texto sobre o Museu do Lavrador de Ipiaú.
    É incompreensível para todos nós que os prefeitos ipiauenses (pelo menos os dois últimos) não tenham sensibilidade para a Cultura, não é verdade? Como se a Cultura não nos fosse necessária.
    A insensibilidade de José Mendonça neste aspecto é compreensível, afinal, ele não gosta de livros, conforme confessou publicamente certa vez. Mas o que dizermos de alguém que é médico, portanto, passou pela universidade, como Deraldino Araújo, e ser completamente alheio às coisas da Cultura de Ipiaú?
    Por aí é que vemos como GRANDE foi Euclides Neto, não é verdade?
    Conte comigo na sua empreitada cidadã e cívica por excelência.
    Orgulho-me de tê-lo como amigo.
    Um abraço fraterno.
    VH
    P.S. Segunda-feira, 18/04, na UNEB, a Prof. Ms. Ana Sayonara falará no Círculo de Leituras Euclidianas sobre VIDA MORTA, de Euclides Neto. (16h às 18h)
    Apareça.

    ResponderExcluir
  3. é uma vergonha para Ipiaú deixar sua historia de lado jogado em um canto como se não tivesse valor lute professor . você que e influente na pulitrica ipiauense meu futuro prefeito busque esse acalento para nos meu adorado lutador

    ResponderExcluir
  4. NAYARA CRISTINA AMORIM PEIXOTO8 de julho de 2011 às 23:50

    Ao Prof. Albione

    Falar sobre cultura é falar da identidade de um povo. Toda ela está construída na linha de um tempo. A história e memória (material e ou imaterial) deste povo devem ser retratadas em diversos meios de comunicação.

    Neste município falar sobre o Museu do Lavrador é, não apenas, falar da nossa história: é contar como surgiu; o que era usado nos registros (documentos, fotos, revistas etc.); quais os equipamentos que nos levaram ao crescimento ou declínio financeiro, como a sociedade expressavam a forma de se vestir, agir e pensar; entre outros.

    Acredito que a sociedade organizada pode estar junto a vocês, o IPHAN, bem como os poderes estaduais, federal e, sobretudo municipal. “... alimentar a memória dos homens requer tanto gosto, tanto estilo, tanta paixão, como rigor e método”. (Jaques Le Goff). “Assim, apoio esta matéria, para a reabertura do MUSEU DO LAVRADOR, é de fundamental importância aos nossos munícipes, visitantes, historiadores.... ,enfim, é preciso salvaguardar o que ainda nos restam.

    Nayara Cristina Amorim Peixoto, formada em: Bacharel em Turismo. (Ênfase a Cultura).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...