13 de mar. de 2011

SUGESTÃO AOS PREFEITOS!


Em 1983, durante a gestão de Hildebrando Nunes Rezende, o Município de Ipiaú comemorou seu Cinqüentenário de emancipação política. Na ocasião ocorreram muitas festividades em homenagem a Ipiaú; entre elas, inauguração do Museu do Lavrador, construção da Praça do cinqüentenário, peças teatrais encenando a história de Ipiaú e obras de Euclides Neto, funcionamento do Circo Rapa Tição do palhaço Fura-fura, além de desfiles com alunos e entidades no dia 2 de dezembro, data da emancipação política de Ipiaú. 

Nesta ocasião outro fator marcante para o município de Ipiaú foi a celebre publicação da Obra “64: Um prefeito, a revolução e os jumentos”, escrita por Euclides José Teixeira Neto. Neste livro o escritor rememora os principais acontecimentos que marcaram a sua gestão como prefeito de Ipiaú, entre abril de 1963 a abril de 1967.

Em outro momento trataremos melhor sobre algumas as obras de Euclides Neto. Contudo, não poderia deixar de sugerir aos prefeitos, se não a leitura dos livros por inteiro, pois sei de suas ocupações, pelo menos leiam o fragmento abaixo. Aos que lerem, tentem absolver as sugestões que considerem pertinentes, aplicando, sobretudo quando tiverem de definir onde e como irão direcionar as verbas públicas e a forma de se relacionar com seu patrão, O POVO.

Boa leitura e aplicação!
Abraços, 
Professor Albione.

Aos prefeitos:

I.                  Atenda ao povo como você o fazia antes das eleições. Veja nos olhos das velhas e das crianças necessitadas a súplica de sua mãe e de seus filhos.

II.                Entre o correligionário inepto e o adversário capaz e probo, prefira este para auxiliá-lo. E lembre-se que o pior adversário político do município é preferível ao melhor correligionário de fora.

III.               Não pense em agradar: procure fazer o justo.

IV.              O povo é um gênio que tem incontáveis olhos e ouvidos.

V.               Não espere a unanimidade da opinião pública. Agindo certo, você convencerá a maioria.

VI.              O maior inimigo do prefeito é o adulador.

VII.             Quando tiver de efetuar gastos públicos, imagine se você o faria se o dinheiro saísse do seu bolso.

VIII.           Bom governo é o que faz o povo alegre, com trabalho para todos.

IX.              Ouça todos: você descobrirá que o povo é muito mais sábio que você.

X.               O prefeito livre e sadio de consciência não odeia nem persegue. Só os deformados mentais pensam em vingança.

XI.              Se você concede o favor público injustamente, o beneficiado ficará satisfeito algum tempo, mas perderá a confiança em você. Se você nega, ele não gosta, mas o respeitará para sempre.

Euclides Neto.










3 comentários:

  1. Essas DICAS deveriam ser base de toda gestão de governo que se preze, pois o que infelizmente vemos é a constante retaliação do bens patrimoniais dos munícipes sendo revertidos em pról do bem individual de corruptos, parasitas que para se darem bem Vivem da MISÉRIA ALHÉIA (DO POVO)fazendo da Administração Pública uma negociata, esquivando-se do seu principal e profícuo objetivo: o BEM DA COLETIVIDADE.
    PARABÉNS pelo blog!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Brilhante esta obra euclidiana, nela percebemos o reflexo da identidade pessoal de Euclides. Incrível como o autor usa a Literatura como forma de uma ''responsabilidade social'' para denunciar sofridas situações da classe menos favorecida.

    Laiana Menezes

    ResponderExcluir
  3. Rafael Pereira dos Santos16 de março de 2011 às 13:37

    A cidade de Ipiaú tinha tudo para se tornar a cidade mais desenvolvida do sul baiano, desde a época do saudoso Euclides Neto que a cidade dava sinais de crescimento rápido e acelerado, mas infelizmente não é isso que vemos hoje.


    O motivo meus caros amigos foi a incompetência dos prefeitos que governaram essa cidade. Eu não me recordo de um prefeito que tenha lutado pela cidade, que tenha lutado para que a população tivesse acesso aos direitos básicos como escola de qualidade , hospital, o que vemos é que em menos de 50 anos Ipiaú conseguiu retroceder no tempo , e deixou que cidades como Jequié e ilhéus pudessem crescer mais que ela, agora chegou para Ipiaú mais uma chance de crescer.


    O que nós iremos fazer, ou melhor o que você cidadão pode fazer para ajudar Ipiaú crescer? O cidadão tem o poder de escolher o seu próximo governante, será que mais uma vez iremos fazer desse direito uma obrigação e deixar que pessoas com más intenções nos influenciem ou iremos usar com sabedoria esse poder? Cabe a você agora decidir o que fazer, você quer que Ipiaú mude para a melhor ou pra pior?


    O voto certo para Ipiaú finalmente crescer é 16 o número de quem trabalha, de gente honesta, que é gente da gente, que sabe o que é sofrer, que realmente quer e vai à luta com o povo.
    Pense nisso na próxima eleição, tanto para prefeito como para vereadores ou para presidente. É hora de mudar Ipiaú.

    Rafael Pereira dos Santos
    Aluno do colégio modelo
    2ºG

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...