17 de mar. de 2011

GRÊMIO ESTUDANTIL LIVRE


Grêmios estudantis são entidades em que os estudantes desempenham uma atividade política, a qual denominamos de movimento estudantil – lugar onde exerce a militância engajada nas causas do âmbito escolar, bem como nas questões e lutas sociais e populares.

Em 1968 a ditadura militar proibiu a criação e funcionamento dos grêmios estudantis como força representativa dos discentes em suas respectivas escolas. No lugar dos grêmios foram instituídos os centros cívicos que não tinham autonomia e não podiam realizar atividades de natureza política, numa concepção alienada de que escola era lugar para estudar e não para fazer política. Os estudantes participaram dos centros cívicos, mas sempre lutaram pela volta dos grêmios estudantis livres.Com a abertura política e o retorno à normalidade da vida cívil,  após reivindicações do movimento estudantil, em 04 de novembro de 1985, foi sancionada a Lei 7.398 (Lei do Grêmio Livre).

Em Ipiaú o Grêmio Estudantil do Colégio Modelo foi criado em 2009 por iniciativa dos alunos e apoio de alguns professores. Segundo Vinícius Fernandes, coordenador da organização estudantil, “o Grêmio Estudantil Euclides Neto foi criado após sentirmos a necessidade de uma organização estudantil voltada para as reivindicações dos estudantes junto a direção da escola e entidades educacionais, bem como pra fortalecermos nossos interesses nos unindo com estudantes de outros colégios”.

                                       Alvaro Jardim e Vinícius Fernandes (membros do Grêmio)

Segundo os membros do Grêmio Estudantil do Colégio Modelo, após e iniciativa da criação do Grêmio Euclides Neto, também, os alunos do Colégio Estadual de Ipiaú reativaram o grêmio estudantil deste colégio. Os diretores do grêmio acreditam que outros grêmios devem ser organizados nos colégios, fortalecendo a classe estudantil em Ipiaú.

A atual direção do grêmio do Colégio Modelo concluirá seu mandato em dezembro de 2011, quando acontecerá a eleição para a escolha da nova diretoria; a atual diretoria e composta por Vinícius Fernandes, Sara pimenta, Márcio Souza, Carlos Henrique, Tailan, Rodrigo Gomes e Álvaro Jardim.


"Eu acredito é na rapaziada, que segue em frente e segura o rojão. Eu ponho fé é na fé da moçada , que não foge da fera e enfrenta o leão. Eu vou á luta com essa juventude, que não corre da raia a troco de nada. Eu vou no bloco dessa mocidade que não tá na saudade e constrói a manhã desejada." (Gonzaguinha)




Um comentário:

  1. olá meu nome é beatriz
    estudo no colégio estadual de ipiaú
    na onde eu estudo também tem o grémio estudantil
    e eles também fazem varias coisas
    eles organizam tudo.....
    eu fui aluna do prof albione no colégio altino cerqueira,e eu queria fazer uma pergunta?
    há quanto tempo vcs tem esse grêmio?
    muito
    obrigada
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...