4 de mar. de 2011

OBRAS FARAÔNICAS EM IPIAÚ, ATÉ QUANDO?

          Pirâmides do antigo Egito                 

         O termo obras faraônicas, inspira-se na pirâmide egípcia, símbolo do poder autoritário e centralizador dos faraós, no antigo Egito. Tais construções eram realizadas com a finalidade de servirem de túmulos para os reis e rainhas, ostentação do seu poder temporal, além de acreditarem ser o portal para a “vida eterna”, através dos corpos mumificados. Apesar de serem construídas graças aos pesados impostos e exploração da mão- de - obra escrava, algumas  pirâmides levaram mais de vinte anos para conclusão, contudo serviam apenas para satisfazer exclusivamente os planos pessoais dos governantes.

(Foto atual) Trecho da Transamazônica (BR 230)

         No Brasil a principal obra faraônica foi a Rodovia transamazônica (BR 230), inaugurada em agosto de 1972 durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici. Seu projeto previa a cosntrução de 8 mil quilometros de rodovia asfaltada. Entretanto, mesmo com um gasto superior ao previsto, foi concluído  apenas a metade do projeto com 4 mil quilomêtros de extensão, boa parte sem pavimentação asfáltica, intransitável nos períodos das chuvas.

 O Parque da Cidade sairá do papel?

         Na nossa Ipiaú, infelizmente, testemunhamos a repetição da mesmo história das construções faraônicas. Duas obras estão em andamento, ou estagnadas?, consumindo vultuosos recursos do orçamento público. Refiro-me ao Parque da Cidade (“Parque Aquático”)  e ao Sistema de Esgotamento Sanitário.
         Estas obras foram iniciadas com toda publicidade, pompa, destaque e paternidade política. Entretanto, curiosamente, há mais de cinco anos, estão sem nenhuma definição de conclusão pelos orgaõs gerenciadores, gerando sangrias de verbas públicas.
         Até então a população não obteve nehum benefício com as referidas obras. O esgotamento apenas serviu para gerar transtornos nas vias e passeios público, alterados e danificados; o Parque da Cidade, não passa de berçário do mosquito da dengue, sem falar no brusco impacto ambiental sofrido pelo Rio Água Branca.
         Eis a questão: os governantes dizem que não fazem mais pelo povo por falta de recurso; como explicar então estas obras faraônicas e mal administradas, desperdiçando importantes recursos, que certamente farão falta nos investimentos na saúde, cultura, lazer, esporte, educação, trabalho, moradia?
         Sem dúvida, sem atalhos, se os investimentos fossem para o lugar devido, seriam providenciais para a elevação da dignidade humana e combate à raiz dos problemas causadores de tantos outros males sociais.
                            “Quando tiver de efetuar gastos públicos,  imagine se você o faria se o dinheiro saísse do seu bolso”. 
 Euclides Neto 
(Livro- 64: “Um prefeito a Revolução e os Jumentos.”)

Este texto foi escrito após ouvir o pertinente comentário do ipiauense Eduardo Pereira Alves (Dú), em entrevista ao programa Fala Ipiaú, apresentado pelo radialista Celso Romel, na Rádio Educadora de Ipiaú, em 4 de março de 2011.
Dedico este texto a todos que não perderam a esperança nas mudanças e continuam  sonhando,  lutando e acreditando que é possível sim realizá-las!

Albione Souza- Historiador .
E-mail: albione@ig.com.br
Pré- candidato a prefeito de Ipiaú pelo PSTU






4 comentários:

  1. Allan Cultura e Arte Guimarães5 de março de 2011 às 13:02

    acredito que quanto mais pessoas acreditarem que tudo isso sera possivel e reivindicar o que se tem direito como cidadão , dai sim veremos resultados concretos.

    temos esse poder em nossas mão...

    e não deixar que a cidade de ipiau seja levada como uma veraddeira comedia...

    afinal aqui exisem grandes valores que podemos usar em nosso favor!!!

    parabens Albione pela iniciativa e estamos ai..

    não podemos deixar essa situação cair no esquecimento.. so cabe a nos a isso

    temos esse direito !!!

    o cidadão deve ser levado A SÉRIO!!!

    e não como se não tivesse apar do que realmente esta acontecendo!!!

    REFLITAM!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,pela iniciativa! O Brasil precisa de pessoas que falem,pessoas que estejam atentas, de olho no que acontece ao nosso redor...e coloque a boca no trombone!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. egildo barberino matos6 de março de 2011 às 12:43

    - Não concordo com o FARAÔNICO, contudo, aplaudo a crítica que é muito bem vinda.
    - Entendo que o povo precisa de conforto e opções de lazer como as inumeras oferecidas pelo PARQUE DA CIDADE, principalmente para uma cidade do porte de Ipiaú. É um conglomerado, uma concentração de diversas opções de saúde e lazer, aliado ao paisagismo de muito bom gosto. O PARQUE DA CIDADE faria bem tanto ao nosso físico quanto às nossas almas, captadas pelos nossos olhos, agradecidos pela arquitetura moderna em comunhão com o verde natural do local, preservados, acrescidos dos desenhos da arquitetura contemporânea, conferindo ao povo e a Ipiaú, um cantinho que nos encheria de muito orgulho.
    - O governo Lula aprovou o projeto, liberou os recursos e a obra foi perversa e irresponsavelmente abandonada pelo prefeito DERALDINO. Se a obra fosse FARAÔNICA, Lula não a teria aprovado. Se a aprovou é porque encontrou nela os componentes de felicidade que um povo brioso como o ipiauense merece.
    - Com o abandono atual dispensado por DERALDINO, aquele lago somente poderia estar servindo ao mosquito da dengue. Com o abandono criminoso, proposital, os vândalos que ninguém sabe se são vândalos, estão depredando tudo, retirando portas e janelas das instalações construidas, invadindo o terreno, e jogando todos os recursos do povo ali já empregados na lata de lixo.
    - Entendo que devemos valorizar quem foi a Brasília brigar e conquistar preciosidades para os ipiauenses, e renegar a quem abandona o povo, tem o dinheiro na mão, e não o usa para dar continuidade a obras que proporcionariam
    qualidade de vida a tantos. Não dar continuidade a obras de gestão passada, é desrespeitoso pois se trata de dinheiro do povo. Cheira muito a dor de cotovelo e despeito por não ter sido ele o pai da criança. Da mesma forma está abandonada a Praça Salvador da Matta, onde a mesma administração criadora do PARQUE DA CIDADE iria transformar num conglomerado cultural. Ali seria construido o Museu, teatros, inclusive ao ar livre com Conchas Acusticas para livres manifestações. Seria também utilizada como estacionamento para desafogar o centro de Ipiaú.
    - Parabenizo-lhe Albione por trazer a tona esses importantes assuntos do nosso povo, relegados a uma desconsideração incomensurável.
    - Dessa forma, você começa a delinear a sua personalidade e visão política administrativa. Espero de você verdades, justiça e cidadania.

    ResponderExcluir
  4. Giovane Alcantara (por e-mail)21 de março de 2011 às 00:18

    Adorei seu blog
    acho de grande complexidade falar das gestões que prometem e nunca cumprem
    Ipiaú deveria deixar de ser uma cidade pacata e voltar a ser como antes Uma cidade modelo, uma cidade onde os moradores tivessem como aproveitar seu tempo livre
    com lazer e segurança
    Hoje mesmo tava comentando com um amigo que "onde vemos o Santa Paula o unico predio de Ipiaú naquele estado, um predio que poderia ser aproveitado para fazer varias coisas" mas enfim
    Um grande abraço e vamos tentar fazer uma Ipiaú e um Brasil melhor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...