Por Albione Souza.
As letras musicais, se podemos nos referir desta forma, são veículos de preconização da visão estereotipada da mulher concebida enquanto objeto, coisa a ser consumida, produto e mercadoria descartável pelo consumidor.
Tal representação do gênero feminino enraíza nas mentes dos admiradores das referidas bandas musicais, que estão penetrando todos os estilo e ritmos, para além dos ditos "forrós", sugerindo e tentando legitimar concepções depreciativas acerca da mulher.
O mercado que alimenta o lucro das gravadoras, e suas parcerias prostituídas pelo insaciável prazer de lucrar, é estimulado pela “criação cultural descartável” voltada para a bestialização, alienação das massas e descaracterização dos valores culturais e tradições populares, produzindo uma fórmula de laboratório monstruosa, carnavalizando, com o que há de pior, as tradicionais festas juninas.
Sem falar da apologia a droga - álcool, dita lícita. O consumo é permitido abertamente nas fest forros não sei o que. É um festival onde a bebida alcólica é liberada. Dona justiça, hipocrita, barra os jovens, privando aqueles que não bebem e que vão apenas para assistir o show, ainda tem gente assim, é impedida, uma proibição aliás ilegal. Pq não proibe a cachaçada de graça. Vai ver que os homens e mulheres de preto estão lá nos camarotes. Eitaaaa
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirInfelizmente essa é a realidade do forró bahiano, não so apenas o forró mais o pagode principalmente,As letras dessas musicas desvalorizando a mulher,e que vem fasendo grande sucesso e bastante R$lucro para as gravadoras e suas parcerias,e com isso a origem feminina vai cada vez mais regredindo.
ResponderExcluirIsso podemos chamar de desencantos da Bahia...
Infelismente essa é a realidade , as músicas toldos os ritmos sempre vem escandalizando nos mulheres e é nessas músicas que faz mas sucessos . E ainda para piorar tem várias mulheres que se acaba de dançar , mesmo a musica lhe esculhanbando mas ta nem ai querem mas é se divertir . Nos mulheres temos que nós dá o respeito , e se valorizar mas , porque mesmo eu não dançando a música outras mulheres vão dançar então os homens vão me 'comparar' com a outra que tava se acabando . O nosso Brasil é assim com qualidades e cheios de defeitos e o pior concerteza é a Exposição da Mulher !escandalizando nos mulheres e é nessas músicas que faz mas sucessos . E ainda para piorar tem várias mulheres que se acaba de dançar , mesmo a musica lhe esculhanbando mas ta nem ai querem mas é se divertir . Nos mulheres temos que nós dá o respeito , e se valorizar mas , porque mesmo eu não dançando a música outras mulheres vão dançar então os homens vão me 'comparar' com a outra que tava se acabando . O nosso Brasil é assim com qualidades e cheios de defeitos e o pior concerteza é a Exposição da Mulher !
ResponderExcluirInfelizmente ³ nos dias atuais variados ritmos estão criando letras de músicas voltados a desvalorização da mulher. E isso é triste, e o mais lamentável é saber que existem mulheres que dançam esse tipo de músicas que estão denegrindo sua própria imagem. A mulher lutou tanto para conseguir direitos iguais aos dos homens, mas do jeito que as coisas estão acontecendo, nós mulheres por causa de muitas o respeito é que está se acabando, estamos sendo vistas como um produto, que é visto, desejado, usado e depois simplesmente jogado fora. E a culpa disso não é só dos homens mais também das mulheres que permitem que isso aconteça.
ResponderExcluirinfelizmente é o que vemos muito hj,a esvalorização da mulher,ñ só na musica mais tbm em variostipos de marketing...
ResponderExcluira mulher é referida como um objeto de pouco valor(descartavel)ou até msm animais como:cachorra e varias outros tipos q a desvalorizam mais ainda,acabando assim com sua reputação..
Hj em dia a maioria das musicas denigrem a imagem da mulher,e aindfa por cima fazem muito sucesso.
ResponderExcluirMuitas bandas de forró fazem sucesso com esse tipo de musicas + na Bahia,as bandas de pagode fazem +,com musicas q falam do seu jeito e de partes intimas della...
Amanda souza sena(2ºa)
Esse tipo de músicasó fazem desvalorizar as mulheres.Mas msm assim acaba fazendo muito sucesso, pq infelizmente algumas mulheres acabam dançando essa música q só fazem degredir sua imagem...
ResponderExcluirIsabela santos(2ºA)....
Infelismente, hoje em dia, a música se limita a falar principalmente da mulher, fazendo-a perder toda a credibilidade.Mais aí pergunto: o que faz as pessoas gostarem tanto disso?:
ResponderExcluirAcho que é por falta de amor, pois estão nem aí para o que pensam sobre, e fazem também por falta de cultur, pois as pessoas não sabem o que é certo e o que é errado, e acabam se rendendo à uma diversão, à uma moda social.
Mas não tentam procurar saber o "porque disso", o "porque da mulher", sendo que ela está perdendo o seu valor, o que ela tem de precioso "seu corpo". Pois , como o Professor Albione me disse uma vez: "o mercado é estimulado pela 'criação cultural descartável', pelo prazer de lucrar. "
Analu (2º A)
Eu sou suspeito pra falar pq tenho um gosto musical peculiar, heavy metal. Não vejo cultura nenhuma nesse tipo de estilo musical. O forró estilo Luiz Gonzaga, com letras que falam da cultura nordestina está extinto. Hoje é só "cachaça, mulher e farra", tudo descartável, infelizmente.
ResponderExcluir