1 de jul. de 2011

"A MULHER É OBJETO DE CONSUMO NAS FESTAS JUNINAS"




Por Albione Souza.
As letras musicais, se podemos nos referir desta forma, são veículos de preconização da visão estereotipada da mulher concebida enquanto objeto, coisa a ser consumida, produto e mercadoria descartável pelo consumidor.
Tal representação do gênero feminino enraíza nas mentes dos admiradores das referidas bandas musicais, que estão penetrando todos os estilo e ritmos, para além dos ditos "forrós", sugerindo e tentando legitimar concepções depreciativas acerca da mulher.
O mercado que alimenta o lucro das gravadoras, e suas parcerias prostituídas pelo insaciável prazer de lucrar, é estimulado pela “criação cultural descartável” voltada para a bestialização, alienação das massas e descaracterização dos valores culturais e tradições populares, produzindo uma fórmula de laboratório monstruosa, carnavalizando, com  o que há de pior, as tradicionais festas juninas.


10 comentários:

  1. Sem falar da apologia a droga - álcool, dita lícita. O consumo é permitido abertamente nas fest forros não sei o que. É um festival onde a bebida alcólica é liberada. Dona justiça, hipocrita, barra os jovens, privando aqueles que não bebem e que vão apenas para assistir o show, ainda tem gente assim, é impedida, uma proibição aliás ilegal. Pq não proibe a cachaçada de graça. Vai ver que os homens e mulheres de preto estão lá nos camarotes. Eitaaaa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente essa é a realidade do forró bahiano, não so apenas o forró mais o pagode principalmente,As letras dessas musicas desvalorizando a mulher,e que vem fasendo grande sucesso e bastante R$lucro para as gravadoras e suas parcerias,e com isso a origem feminina vai cada vez mais regredindo.
    Isso podemos chamar de desencantos da Bahia...

    ResponderExcluir
  4. Thainnaalves@hotmail.com11 de julho de 2011 às 23:05

    Infelismente essa é a realidade , as músicas toldos os ritmos sempre vem escandalizando nos mulheres e é nessas músicas que faz mas sucessos . E ainda para piorar tem várias mulheres que se acaba de dançar , mesmo a musica lhe esculhanbando mas ta nem ai querem mas é se divertir . Nos mulheres temos que nós dá o respeito , e se valorizar mas , porque mesmo eu não dançando a música outras mulheres vão dançar então os homens vão me 'comparar' com a outra que tava se acabando . O nosso Brasil é assim com qualidades e cheios de defeitos e o pior concerteza é a Exposição da Mulher !escandalizando nos mulheres e é nessas músicas que faz mas sucessos . E ainda para piorar tem várias mulheres que se acaba de dançar , mesmo a musica lhe esculhanbando mas ta nem ai querem mas é se divertir . Nos mulheres temos que nós dá o respeito , e se valorizar mas , porque mesmo eu não dançando a música outras mulheres vão dançar então os homens vão me 'comparar' com a outra que tava se acabando . O nosso Brasil é assim com qualidades e cheios de defeitos e o pior concerteza é a Exposição da Mulher !

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente ³ nos dias atuais variados ritmos estão criando letras de músicas voltados a desvalorização da mulher. E isso é triste, e o mais lamentável é saber que existem mulheres que dançam esse tipo de músicas que estão denegrindo sua própria imagem. A mulher lutou tanto para conseguir direitos iguais aos dos homens, mas do jeito que as coisas estão acontecendo, nós mulheres por causa de muitas o respeito é que está se acabando, estamos sendo vistas como um produto, que é visto, desejado, usado e depois simplesmente jogado fora. E a culpa disso não é só dos homens mais também das mulheres que permitem que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  6. infelizmente é o que vemos muito hj,a esvalorização da mulher,ñ só na musica mais tbm em variostipos de marketing...
    a mulher é referida como um objeto de pouco valor(descartavel)ou até msm animais como:cachorra e varias outros tipos q a desvalorizam mais ainda,acabando assim com sua reputação..

    ResponderExcluir
  7. Hj em dia a maioria das musicas denigrem a imagem da mulher,e aindfa por cima fazem muito sucesso.
    Muitas bandas de forró fazem sucesso com esse tipo de musicas + na Bahia,as bandas de pagode fazem +,com musicas q falam do seu jeito e de partes intimas della...
    Amanda souza sena(2ºa)

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de músicasó fazem desvalorizar as mulheres.Mas msm assim acaba fazendo muito sucesso, pq infelizmente algumas mulheres acabam dançando essa música q só fazem degredir sua imagem...
    Isabela santos(2ºA)....

    ResponderExcluir
  9. Infelismente, hoje em dia, a música se limita a falar principalmente da mulher, fazendo-a perder toda a credibilidade.Mais aí pergunto: o que faz as pessoas gostarem tanto disso?:
    Acho que é por falta de amor, pois estão nem aí para o que pensam sobre, e fazem também por falta de cultur, pois as pessoas não sabem o que é certo e o que é errado, e acabam se rendendo à uma diversão, à uma moda social.
    Mas não tentam procurar saber o "porque disso", o "porque da mulher", sendo que ela está perdendo o seu valor, o que ela tem de precioso "seu corpo". Pois , como o Professor Albione me disse uma vez: "o mercado é estimulado pela 'criação cultural descartável', pelo prazer de lucrar. "
    Analu (2º A)

    ResponderExcluir
  10. Eu sou suspeito pra falar pq tenho um gosto musical peculiar, heavy metal. Não vejo cultura nenhuma nesse tipo de estilo musical. O forró estilo Luiz Gonzaga, com letras que falam da cultura nordestina está extinto. Hoje é só "cachaça, mulher e farra", tudo descartável, infelizmente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...