24 de jun. de 2011

Vozes dissonantes e portabilidade na Marcha para Jesus 2011


Da Marcha para Jesus realizada ontem em São Paulo, sob o comando de pastores e "apóstolos" de moral ilibada, dois testemunhos merecem ser destacados por irem contra o monótono discurso oficial da parada gospel. O primeiro - de leitura obrigatória - é o do blog Uma Estrangeira no Mundo (de onde vem a foto acima), intitulado "Roubados e Agredidos na Marcha para Jesus de São Paulo", sobre a violência perpetrada contra quem pacificamente discorda dos líderes do movimento, que merece ser lido na íntegra, mas fica aqui apenas um trecho:

Sem dúvidas, o tratamento que recebemos foi premeditado, planejado pela organização do evento gospel. Nossas faixas não ficaram abertas nem dez minutos, antes de serem brutalmente arrancadas de nossas mãos. Não tiveram medo de agredir mulheres, nem na frente dos fiéis que marchavam. Só não fizeram coisa pior porque a polícia estava ali, presente.

O que relatei acima foi o que aconteceu comigo, e fatos nos quais eu estava presente. Cada participante teve suas próprias experiências (por exemplo, o Julio conversou cara-a-cara com o Malafaia e o Jabes), e por isso é importante visitar todos os blogs e ler todos os relatos. Em todos, porém, uma característica básica: a intolerância, que gera a violência.

E violência entre pessoas que dizem estar ali para marchar para Jesus!

O segundo relato vem da cobertura da Marcha pelo site IG - Último Segundo, cujo trecho final - sobre a aposentada Jovelina das Cruzes - merece também ser lido e ouvido:
Entre os milhares de pessoas que participaram da marcha, os temas polêmicos também foram os assuntos principais. A reportagem do iG abordou um grupo de oito jovens que veio de Cidade Adhemar para a marcha e perguntou quais as opiniões deles sobre direitos homossexuais, homofobia, aborto e legalização da maconha. Com visual moderno, estilo emo, todos disseram ser contra a união civil de pessoas do mesmo sexo, aborto e legalização das drogas e defenderam os pastores que consideram o homossexualismo uma prática pecaminosa.

"Quem defende o homossexualismo e a maconha está aqui a serviço de Satanás", disse o auxiliar de informática Natanael da Silva Santos, de 19 anos, que foi à marcha usando calça apertada, cinto de taxinhas e a tradicional franja emo. Enquanto a reportagem entrevistava os jovens, a aposentada Jovelina das Cruzes, de 68 anos, ouviu a conversa e fez uma intervenção. "Vocês estão falando sobre o que não conhecem. Meu sobrinho é gay e é um rapaz maravilhoso. Ótimo filho, muito educado, muito honesto e estudioso. Já o meu filho é machão e vive batendo na esposa, não respeita ninguém, não para no emprego."

Quando Jovelina virava as costas para continuar a marcha Natanael, que não se deu por vencido, fez uma observação. "Cuidado, tia. Se o pastor escuta a senhora falando uma coisa dessas ele não deixa mais a senhora entrar na igreja". E Jovelina respondeu. "Igreja é o que não falta por aí. Se me impedirem de ir em uma, vou em outra. Não tem problema."

Parece que a tia Jovelina descobriu - sem querer - mais uma característica marcante da igreja chamada "evangélica" no Brasil de hoje: a portabilidade. Só que existe também a, digamos, "portabilidade reversa": vai ter muita gente chegando diante de Jesus no dia do juízo final, todo pimpão dizendo que liderou ou foi à Marcha que tinha o nome dEle, e só vai descobrir - tristemente - que os salvos são outros... (Mateus 7:22-23)




2 comentários:

  1. ‎"ESSE JESUS, FALSIFICADO" DA MARCHA, DIFERENTE DO ORIGINAL, PASSA SER SÍMBOLO DO ÓDIO E DA INTOLERÂNCIA AOS DIFERENTES. ME RECORDO DE COMO CRISTO RELACIONOU COM OS DISCRIMINADOS E MARGINALIZADOS DO SEU TEMPO. NÃO APEDREJOU A PROSTITUTA, NÃO OFENDEU O LEPROSO, NÃO ESBOFETEOU O SEUS AGRESSORES, NÃO IGNOROU A SAMARITANA. POR ISSO, PARA OS SACERDOTES DO SEU TEMPO, HIPÓCRITAS,COMO ELE CHAMAVA, FOI VISTO COMO HEREGE BLAFEMADOR DIGNO DA CONDENAÇÃO HUMILHANTE DA CRUZ... CRISTO HOJE AINDA É CRUCIFICADO POR MUITOS QUE USAM SEU NOME DE FORMA EQUIVOCADA EM MARCHAS DIRIGIDAS POR SACERDOTES MOVIDOS POR SENTIMENTOS MESQUINHOS DE CONDENAR SUMARIAMENTE OS DIFERENTES, NEGANDO O MANDAMENTO ESSENCIAL PRATICADO E ENSINADO POR CRISTO: O AMOR AO PRÓXIMO, A PONTO DE DOAR A PRÓPRIA VIDA!

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Jesus, meu nome é Rafael obreiro consagrado e ungido no Senhor Jesus.
    Nem todos os que marcharam ou vão marchar são de índole imoral, muita gente faz o que faz para realmente adorar o Senhor Jesus e engrandecer o Seu Santo Nome, referente ao homossexualismo quem disse que Deus aceita essa conduta, sendo que a Palavra de Deus condena essa atitude, quando aquela jovem disse que os que defendem a marcha da maconha e o homossexualismo estão a serviço de Satanás ela não esta errada não, ou será que as trevas podem permanecer no meio da LUZ????
    A Luz do Mundo tem que ser Jesus, se todos ficarmos olhando para os problemas que estão dentro da igreja, vamos esquecer os problemas que esta no senado, na câmara dos deputados, nos parlamentos etc... Nós fomos chamados para sermos diferentes e fazermos a diferença no mundo que vivemos, inclusive marchando e mostrando que, apesar de sermos mais de 29 % da população brasileira e sermos mais de dezenas de denominações evangélicas, somos também o país com o maior número de corrupção no mundo, onde estão os tais evangélicos que deveriam intervir no andamento do mundo, se o mundo anda do jeito que está é porque nós não nos colocamos na posição que nos foi estabelecida. Não estamos no mundo somente para orar, porque oração sem obras é MORTA. Paremos de procurar dentro de nossas denominações defeitos e procuremos fazer com que este mundo que não anda bem não piore sem saber das verdades sobre Jesus. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...