22 de abr. de 2011

LEI TIRIRICA PELO VOTO MAJORITÁRIO SIMPLES


Começou a ser debatida no Congresso a 
Lei Tiririca pelo voto majoritário simples
O que é isso?
Em poucas palavras é que, se aprovada, só será eleito quem tiver mais votos. E hoje não é assim?
Não! Hoje um candidato pode ter menos votos que seu concorrente e ser eleito mesmo assim, pois o que vigora ainda é o sistema proporcional baseado no coeficiente eleitoral, ou seja, as vagas são distribuídas conforme o número de votos recebido pela legenda ou coligação, fazendo que sejam eleitos políticos com muito menos votos que outros candidatos.
A mudança proposta é para acabar com o candidato puxador de votos, normalmente um político importante ou uma celebridade.
O falecido Enéias foi eleito com 1,5 milhões de votos, por isso “puxou” um deputado com apenas 275 votos, enquanto um candidato que teve 128 mil votos não pode representar o povo.
“É um pouco chocante”, disse Michel Temer, um dos defensores do voto majoritário simples, apelidado “carinhosamente” de Lei Tiririca. Precisa dizer o por quê?
Se a Lei Tiririca for aprovada os partidos vão parar de convidar candidatos famosos só com o interesse de arrecadar votos para eleger outros candidatos, e nem procurar ter um grande número de candidatos só para engordar o coeficiente eleitoral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...