Revendo a obra do eterno mestre Euclides José Teixeira Neto, ex-prefeito de Ipiaú entre 63-67, advogado e agricultor, escritor que em seus inúmeros livros retratou a vida e a linguagem da gente da região cacaueira, decidi postar esse texto: nada mais atual do que os conselhos aos prefeitos, insertos em “64: Um Prefeito, a Revolução e os Jumentos” Ed.Fator: Salvador, 1983.
São 11 itens lavrados a partir da sua experiência como político e fruto da ampla visão do papel do homem público no exercício do poder:
Aos Prefeitos:
I. Atenda ao povo como você o fazia antes das eleições. Veja nos olhos das velhas e das crianças necessitadas a súplica de sua mãe e de seus filhos;
II. Entre o correligionário inepto e o adversário capaz e probo, prefira este para auxiliá-lo. E lembre-se que o pior adversário político do município é preferível ao melhor correligionário de fora;
III. Não pense em agradar; procure fazer o justo;
IV. O povo é um gênio que tem incontroláveis olhos e ouvidos;
V. Não espere a unanimidade da opinião pública. Agindo certo, você convencerá a maioria;
VI. O maior inimigo do prefeito é o adulador;
VII. Quando tiver de efetuar gastos públicos, imagine se você o faria se o dinheiro saísse do seu bolso;
VIII. Bom governo é o que faz o povo alegre, com trabalho para todos;
IX. Ouça a todos: você descobrirá que o povo é muito mais sábio que você;
X. O prefeito livre e sadio de consciência não odeia nem persegue. Só os deformados mentais pensam em vingança;
XI. Se você concede o favor público injustamente, o beneficiado ficará satisfeito algum tempo, mas perderá a confiança em você. Se você nega, ele não gosta, mas o respeitará para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário