17 de set. de 2011

MORADORES DE RUA EM IPIAÚ- BA SÃO IGNORADOS PELO PODER PÚBLICO E SOCIEDADE.




Por Albione Souza - 
Professor  da Rede Estadual
 e municipal  de Ensino em Ipiaú- BA.


Aqui em Ipiaú, município sulbaiano com cerca de 46 mil habitantes, é assustadora a quantidade de pessoas em estado de mendicância e loucura circulando nas ruas.Estes homens e mulheres se alimentam, não raro, nos lixos da cidade e dormem nas calçadas; vagando como zumbis, são ignorados pela sociedade e poderes públicos, eles estão colocados abaixo da linha dos animais de estimação e representam os invisíveis sociais. Que estupidez !

Após uma boa experiência com alunos do ensino médio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, onde tratamos dum texto abordando a questão dos moradores de rua nas metrópoles brasileiras, resolvemos sair a campo para conhecer de perto esta problemática social que se acelera em nossa cidade, sobretudo após as mudanças ocorridos em nossa região com o processo de exploração duma jazida de níquel, considerada a de maior potencial da América Latina.


Confiram acima um depoimento do morador de rua, pré-nome Zenildo.

11 comentários:

  1. Raimundo Santos (Via facebook)17 de setembro de 2011 às 19:36

    Albione, precisamos de mais professores para educar a fim de que o homem relegue ao segundo plano essa ação de vida.

    Raimundo Santos - Médico Veterinário (CEPLAC)

    ResponderExcluir
  2. Thiago Mascarenhas aluno de albione 1°ano D,devemos nos preocupar com a situação desses moradores de rua, As autoridades deveriam ter um pouco de solidariedade ao próximo

    ResponderExcluir
  3. Alexsandro Maia Cardoso (Via Facebook)18 de setembro de 2011 às 16:42

    Realmente. Estes dias atrás ao fazer uma cirurgia, ela comentara uma previsão de aumento da população da cidade de Ipiaú para em torno de 90.000 habitantes (não recordo até que ano), no entanto apesar de representar 2 vezes o número de habitantes atual do município, aumentos vertiginosos não são desprezíveis especialmente em face da instalação de Estabelecimentos de grande porte na região afim de auxiliarem o processo produtivo da mineração. Porém, o poder público e a própria população além das entidades de caráter social (ONG's, Rotary, maçonaria, etc.) devem buscar discutir e tomar medidas para mitigar tais seqüelas sociais

    Com certeza! Daqui alguns anos a cidade se tornará um inferno, já que não vemos mobilização principalmente das forças políticas locais em buscar resolver ou amenizar tais problemas de cunho sociais. Aliás, o social não gera renda suficiente para serem consumidas pelos corruptos e oportunista do sistema público. Que município é este!

    ResponderExcluir
  4. Acho que Ipiaú está em uma situação precária realmente, pelo fato de que ninguém se importa com a vida de outras pessoas a não ser pra falar mal ou inventar histórias, mas quando se ver um ser nessa situação e ninguém se proponha a ajudar, é que que damos conta da cidade e país em que vivemos.
    Pessoas sem coração ainda tem a coragem de humilhar. Ao contrário, deveria é ajudar e mostrar que são humanos como eles. Pessoas a maioria das vezes usam raciocínio como aramas pra fazer besteiras, acho que os animais irracionais fariam melhor proveito dele .

    ResponderExcluir
  5. Colégio Modelo luis eduardo magalhães.
    professor:Albione
    turma>B


    Moradores de rua.


    os moradores de rua Muitos deles foram parar nas ruas, porque bebiam muito e as esposas ou familiares os colocaram para fora de casa. Muitos saem por vontade própria.
    e também não agüentam tanto sofrimento em casa. Depois que estão nas ruas, fica difícil se reerguerem porque a sociedades muitas vezes os julgam como lixo.
    percebi o quanto esses moradores de rua sofrem, e o quanto precisam de ajuda, carinho e atenção para saírem das ruas.

    ResponderExcluir
  6. Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
    Aluno: Ítallo Mauricio Lima
    1ºano B

    Hoje em meio à sociedade há muitas pessoas necessitando de ajuda, de um apoio social, mas, na maioria das vezes não encontram o apoio dos órgãos responsáveis por estes problemas que dizem tentar resolver esta situação, mas, nada é feito aos nossos olhos.
    A pobreza e miséria de forma geral têm aumentado cada vez mais, causando diversos impactos, sendo provocados pelo desemprego, pela falta de investimentos na economia e pelo descontrole das autoridades em relação a esta situação vivenciada.
    Ipiaú tem apresentado um grande número de pobreza e assim paro para pensar “se continuarmos assim onde iremos parar”?
    Devemos refletir e também chegarmos ao ponto de mudarmos nossas atitudes em relação aos problemas sociais vividos, pois até nós mesmos por muitas vezes chegamos a negligenciar esta situação deplorável na nossa cidade.
    Inclusive a situação dos moradores de rua, que clamam por ajuda, que imploram por uma mão amiga que demonstre amor e compaixão por aqueles que necessitam.

    ResponderExcluir
  7. Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
    Aluno: Saulo Moreira
    1ºano B

    Hoje no Brasil, mas especificando a cidade de Ipiaú, muitos moradores sofrem por não terem lugar para dormir, hora certa para comer e nem roupas adequadas para uso. Agora faço uma pergunta... Cadê o dinheiro dos impostos que pagamos rigorosamente todo mês? Devemos ficar muito atentos e convictos que, na hora em que apertamos aquela teclinha verde no dia da votação, estamos escolhendo uma pessoa que olhe para todas as necessidades da comunidade, inclusive essa.Acho também que a sociedade deveria olhar com o intuito de ajudar, não apenas com aquele olhar de pena. Hoje muitos moradores de ruas são alcoólatras e as vezes as pessoas não ajudam financeiramente para que esses moradores ajudem a alimentar o vício.

    ResponderExcluir
  8. Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
    Aluno: Lucas dos Santos Mota
    2°ano C

    Mt Boa reportagem
    ela mostra a infeliz realidade que o brasil esta vivendo
    cada vez mais pessoas tendo que morar na rua

    ResponderExcluir
  9. Bela Reportagem Professor Albione . esse video mostra um pouco do quanto somos Cruel com nós mesmo . não sabemos viver em grupo. precisamos resgatar os valores corrompidos . Anderson Calheira . faltou o fundo musical de edsom gomes . o País e culpado é a profecia do Rastafari .

    ResponderExcluir
  10. Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
    Aluna:Ananda Nunes Silveira
    2º ano C


    Infelizmente a situação atual do nosso país não estar das melhores, pessoas assim não tem valor algum para a sociedade, são simplesmente tratados como animais, isso é um absurdo.

    ResponderExcluir
  11. Ipiaú esta passando por sérios problemas em relação a pessoas que não tem onde morar, o que ta faltando é solidariedade e colocar essas pessoas que nesse-citam em centros de recuperação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...