Por José Américo Castro-
O Movimento dos Sem Tetos de Ipiaú anunciou que reivindicará ao prefeito Deraldino Alves de Araújo-PMDB- , alojamento para algumas das famílias que aguardam a liberação das casas que lhes foram prometidas no Conjunto Residencial César Borges, nas proximidades da Vila Esperança.A reivindicação,segundo a líder do movimento,Liliane dos Santos Ferreira, se justifica no fato dessas famílias se encontrarem sem as mínimas condições de continuarem pagando o aluguel das moradias que vem ocupando há oito anos, quando foram removidas do local onde ocorre a construção do conjunto habitacional.
Liliane Ferreira destaca que num acordo feito com o prefeito, ficou definido que todas as 50 casas projetadas para o Conjunto Habitacional Cesar Borges serão destinadas às famílias dos “Sem Teto”. Ela explica que o município tem prazo até o próximo mês de novembro para realizar essa entrega.Apenas 17 dessas casas se encontram em fase de acabamento.
Em reunião realizada na noite da ultima quarta-feira, 17, em um barraco da Vila Esperança, o movimento decidiu que após entregar a reivindicação ao prefeito realizará uma manifestação publica com o objetivo de chamar a atenção da população para o problema que vivencia. O ato também visa a obtenção do apoio da comunidade no sentido de angariar donativos, sobretudo alimentos e agasalhos. ”Quando pagamos nossas dividas com o aluguel ficamos privados das refeições”, salienta Liliane.
Entendendo que chegou o momento de intensificar a luta pela casa própria, o pessoal do Movimento dos Sem Teto admite a realização de ações audaciosas, caso suas reivindicações não sejam atendidas. ”Adianto apenas que não estaremos sozinhos nessa luta por casa e pão”, concluiu a líder do movimento.
em algum espaço cedido pelo município.Tal pretensão se justifica no fato de que a maioria dos pretendentes não mais dispor de recursos para custear o aluguel de barracos , localizados na Vila Esperança e adjacências.
Após a audiência com o prefeito, os Sem Teto saíram em passeata pelas ruas da cidade com o intuito de chamar a atenção da população para a causa do movimento e angariar apoio para possíveis ações a serem desenvolvidas.A presidente da entidade,Liliane dos Santos Ferreira, adianta que o grupo não medirá esforços para chegar ao seu objetivo.”O direito à casa própria tem sido o principal motivo da nossa movimentação que se estende desde o ano de 2004 , quando ocupamos a área onde hoje vem sendo construído o conjunto César Borges”,explica Liliane .
Na ocasião da ocupação foi firmado um acordo dando conta de que o município se encarregaria de doar unidades habitacionais
Fonte Ipiaú Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário