8 de jan. de 2012

Repressão policial marca dias de protestos contra o aumento da passagem em Teresina



FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO DE PIAUÍ



• Estudantes, trabalhadores e trabalhadoras já estão nas ruas de Teresina (PI) há uma semana protestando contra o aumento abusivo da tarifa de ônibus e a falsa integração do transporte imposta pelo prefeito Elmano Férrer (PTB). As manifestações são pacíficas até a chegada da Tropa de Choque da Polícia Militar do governo Wilson Martins (PSB), a pedido do prefeito.

Nesta quarta e quinta-feira, enquanto os manifestantes seguiam apenas com bandeiras, cartazes e gritos de palavras-de-ordem, a polícia começou a atirar balas de borracha à queima roupa, bombas de efeito moral e gás de pimenta, além do uso de cassetetes para reprimir o movimento. Pessoas saíram feridas, outras com os dentes quebrados. O motorista do carro de som foi espancado, e 18 estudantes, dentre eles menores de idade, foram presos. Também houve disparos de tiros de armas de fogo.




A truculência ultrapassou todos os limites. Além da Tropa de Choque da PM, cumprindo o papel de agente repressivo do Estado, foi utilizada uma milícia privada chamada CET-SEG contratada pelo Setut (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina), que atuou em paralelo com a polícia, agredindo e prendendo manifestantes.

O Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público, composto por diversas organizações dos movimentos sindical, estudantil e popular, repudia a atitude covarde e repressiva do governador Wilson Martins e do prefeito Elmano Férrer de prender e agredir brutalmente pessoas, principalmente jovens e adolescentes secundaristas, numa manifestação pacífica. Repudia, ainda mais, a cumplicidade do Estado com essa máfia dos empresários do Setut junto à prefeitura, a ponto de permitir que empresários coloquem seus jagunços particulares atuando conjuntamente com a força repressiva do Estado, numa milícia privada para violentar ativistas numa manifestação pública e pacífica.

A luta do Fórum, ao lado da juventude e da população trabalhadora de Teresina, segue em defesa do transporte público de boa qualidade, contra o aumento da tarifa, por uma integração de verdade, que contemple as necessidades dos passageiros e passageiras, pelo passe-livre para estudantes e desempregados e pela municipalização do serviço de transporte público.

Mesmo com as ameaças veiculadas através da imprensa, as mobilizações contra o aumento vão continuar.

Abaixo a repressão e truculência da polícia de Wilson Martins (PSB) a serviço de Elmano Férrer (PTB)
Revogação imediata do aumento da passagem de ônibus!
Abaixo a repressão e truculência policiais!
Integração de verdade, sem aumento da passagem e com tarifa única!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...