Por Alexandre Cerqueira - Professor da Rede Estadual da Bahia.
Pois bem. A aula de hoje é atitude. Primeira atitude é voltar-se para os seus respectivos cadernos e repassarem todos os conteúdos dados e ou anotados. Os livros também. Essa atitude diz respeito a um assunto já abordado por outros colegas professores e que pelo visto não prestaram atenção. AUTONOMIA! Entenderam agora a razão de desenvolvermos atividades que envolvem pesquisas, seminários, debates em grupos. Isso também já foi dito. Pois então, na vida nem sempre teremos nossos pais, professores ou amigos para segurarem nossas mãos ou dizerem o que fazer. É preciso muitas vezes seguir sozinho. Faço isso com todo o respeito e carinho que tenho com vocês, mas, não posso deixar de cobrar isso. ATITUDE!
“Nós professores não queremos ensinar”, não confundam as coisas. Somos profissionais, gostamos do nosso trabalho e, sobretudo, temos compromisso com a formação de nossos estudantes. Quem não tem compromisso é o governo, a elite que domina e escraviza a grande maioria dos trabalhadores. Os mantêm na ignorância. Observem a escolaridade dos pais de vocês, se for como os meus pais e avós, verão que a grande maioria não tem escolaridade mínima. Foi preciso LUTAR batalhas duras para que finalmente os filhos dos trabalhadores tivessem acesso pleno à educação. Se vocês têm esse direito hoje, ele não veio de graça, custou o suor e sangue de muitos que tiveram a coragem de questionar esse desrespeito. ATITUDE!
É preciso deixar de olhar para o próprio umbigo e perceber que o mundo aí fora arde de violência, desrespeito, falta de solidariedade e, sobretudo de senso de humanidade. Estamos nos embrutecendo. Uma das razões para isso é justamente essa falta de educação de qualidade que nos possibilite minimizar essas brutalidades todas que aí estão. É por isso também que estamos lutando. ATITUDE!
Querem agir?! Descolem o traseiro da frente da internet. Vão estudar se querem de fato cursar uma faculdade. Estudar 04 horas por dia, esses passarão no vestibular. Irão para a sala de aula com “fome” de debater com o professor aquilo que estudou em casa. Parece que ainda não é essa a realidade para muitos. ATITUDE!
Ou então, juntem-se a nós. Manifestem seu repúdio contra de fato quem nos oprime, humilha e ignora. O governo, a elite que domina esse país. Lutamos por respeito, dignidade. Lutamos por uma educação que façam de vocês homens e mulheres verdadeiramente plenos de humanidade. Firmes e fortes para seguirem seus respectivos caminhos. ATITUDE!
Não abro mão de minha dignidade, de ter uma ATITUDE questionadora frente a tudo isso que aí está: violência, desumanidade, indiferença, exploração, preconceito e discriminação. Milhares de professores tiveram seus salários cortados, isso não é uma brincadeira. Não estamos num momento bom, é tenso sim. Tem professor, sobretudo na capital, onde o custo de vida é altíssimo tendo que tomar dinheiro emprestado para por comida em casa. E nem por isso estão pensando em desistir de lutar. ATITUDE!
Ps. Minha UEE possui um grupo, aqui no facebook, formado por estudantes. Nós professores somos convidados. Estava por lá, fazendo esse debate. Bem proveitoso. Penso que é possível ampliar a aproximação entre professores e estudantes, independente do contexto, através dessa ferramenta. Fantástica. É possível interagir e discutir situações diversas. Pedagógica, lúdica e interpessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário