28 de nov. de 2015

Aula pública fortalece a luta contra a "reorganização" dos colégios estaduais em Ipiaú -BA




Na noite desta sexta-feira (27) os professores dos Colégios Profª Celestina Bittencourt e Modelo Luís Eduardo Magalhães ministraram uma aula pública, na Praça Rui Barbosa, sobre a “Reorganização do ensino”. Durante suas falas, os docentes demostraram muita indignação com o decreto autoritário do governador Rui Costa-PT, que pretende manter apenas um colégio de ensino médio funcionando os três turnos em Ipiaú, município com aproximadamente 50 mil habitantes.




No ato de hoje os alunos se dispuseram a seguir lutando contra o fechamento dos turnos vesp. e not. destas escolas , pois segundo eles acreditam que os governos precarizam deliberadamente a educação como forma de alienação dos jovens que se tornam presas fáceis durante as campanhas eleitorais viciadas e corrompidas pelo dinheiro, favorecendo os esquemas de compra de votos e a despolitização da população.


Após o ato, divulgou-se um abaixo assinado em defesa da permanência do funcionamento dos turnos matutinos, vespertinos e noturnos destas instituições estaduais de ensino público.

Para os próximos dias, o comando de lutas unificadas definiu a realização duma panfletagem amanhã (28) às 7 hs no Centro de Abastecimento José Mota Fernandes e, na segunda-feira, realização duma sessão pública na Câmara Municipal de Vereadores de Ipiaú, concluindo com passeata e buzinaço pelas principais vias da cidade.


Só a luta muda a vida!

Por Albione Souza –
Professor da Rede Estadual da Bahia e militante do PSTU.





27 de nov. de 2015

"Reorganização" dos Colégios será tema de aula pública em Ipiaú !


Manifestação em Ipiaú contra a "reorganização"(Fechamento) dos turnos Not. e Vesp. nos colégios Modelo e Celestina pelo governo Rui Costa- PT



"Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar". Chico Science- Da lama ao Caos.



Os Professores dos Colégios Profª Celestina Bittencourt e Modelo Luís Eduardo Magalhães convidam os alunos e toda comunidade ipiauense para uma aula pública com o tema: "Reorganização da Educação Pública", Que acontecerá às 19:30 hs na Praça Rui Barbosa, nesta sexta-feira (27). 

Durante esta atividade lançaremos um Abaixo assinado contra o fechamento dos turnos vespertinos ne noturnos dos Colégios Modelo e Celestina. Contamos com sua presença e seu apoio em defesa da Educação Pública.

Participem!

16 de set. de 2015

Ipiaú: Euclides Neto será tema do Programa Aprovado da TV Bahia.

'Conexão Bahia' conta a história do escritor e político baiano Euclides Neto (Foto: Divulgação)

Após coletar imagens e depoimentos em Ipiaú, a produção do programa "Aprovado", da TV Bahia, exibirá neste sábado (19) a partir das 8 horas da manhã, entre seus temas, uma reportagem sobre o escritor e político baiano Euclides Neto. 

"O Conexão Bahia visita a cidade de Ipiaú, que fica a 350 km de Salvador, para contar a história do escritor e político baiano Euclides Neto, que publicou 14 obras entre ficção e não-ficção. O romancista escrevia muito sobre a terra e as relações de poder da região cacaueira, tendo suas obras relacionadas às do escritor Graciliano Ramos."

1 de set. de 2015

Ipiaú: O Colégio Modelo realizou sua III Feira de Ciências.



Seguindo sua tradição de eventos que aliam os estudos teóricos e suas aplicações, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Ipiaú realizou no dia 28 de agosto sua III Feira de Ciências.

A comissão geral de organização do evento foi formada pelos docentes Aline Couto, Alexsandro Costa e Indira Carvalho, contando com o apoio dos alunos e da direção do colégio.

11 de mai. de 2015

Alunos do Colégio Modelo em Ipiaú mostrando seus talentos artísticos !



Mais uma vez os alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Ipiaú deram um show em suas apresentações artísticas. O evento denominado IV MOSTRA LITERÁRIA - SEMANA DE ARTE MODERNA aconteceu na noite desta segunda-feira (11) e teve como organizadora a professora de Português e Literatura,  Léa Barreto. 

Parabéns para todos envolvidos na realização desta belíssima Mostra Cultural !

Confiram abaixo algumas fotos do evento









































4 de mai. de 2015

Funcionários das escolas, com salários atrasados, interditam rodovia em Ipiaú.


Nesta segunda-feira, os funcionários das escolas estaduais das cidades de Ipiaú, Barra do Rocha e Ubatã interditaram um trecho da BR 330 próximo ao CETEP- Ipiaú. A manifestação, que reivindica o recebimento de salários em atraso, contou com o apoio maciço dos estudantes e professores.


Os trabalhadores terceirizados afirmaram que continuarão paralisados até que o governo do estado omisso e a empresa caloteira cumpra suas obrigações salárias com os trabalhadores. Enquanto isso, os trabalhadores e trabalhadoras das escolas continuarão mobilizados em defesa ao direito elementar do recebimento dos seus salários.




17 de abr. de 2015

A direção da APLB tenta imobilizar os professores baianos !



Não seguiremos os dirigentes sindicais que querem imobilizar nossas lutas e nossas conquistas. Sabemos muito bem de que lado eles estão: estão do lado oposto ao nosso. Segui-los equivale a uma assinatura de rendição antes mesmo de iniciarmos as primeiras batalhas. Não faremos o mesmo papel vergonhoso que a direção da APLB cumpre ao pé da letra, renegando os interesses coletivos e priorizando conveniências à sombra do poder.

 Nossas cabeças não serão colocadas por nós na forca que estrangulará nosso impeto de luta, não seguiremos espontaneamente, tampouco guiados ao cadafalso pelos nossos algozes, estes falsários, que se passam por nossos representares. Faremos o caminho oposto aos deles, resistiremos, preservaremos nossa dignidade e capacidade de discernimento com a máxima clareza sobre o papel histórico de defendermos os princípios classistas que moveram tantas outras gerações antes da nossa. Ir à luta deve ser a palavra de ordem. 

O momento é de levantarmos a cabeça e olharmos em frente as batalhas que se avizinham, nos mobilizando e reunindo forças para os combates. As lições dos 115 dias de greve de 2012 foram muitas e demostraram a força que nem mesmo nós sabíamos que tínhamos. Os sabotadores tentarão desqualificar nossa luta, mas tentarão em vão. Pois o poder está em nossas mãos, basta usarmos devidamente que construiremos elos inabaláveis. A decisão de pararmos nos dias 15, 16, e 17 foi um importante recado dado. 

Estes passos firmes deixarão marcas indeléveis na retomada das jornadas de luta e certamente nos aproximará das conquistas que almejamos. E vamos à luta, compas ! 

Por Albione Souza - Prof. do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães em Ipiaú - parado nos dias 15, 16 e 17.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...