22 de jan. de 2014

A palavra e o tempo de Euclides Neto é tema de livro lançado pela UESC


“A palavra e o tempo, de Euclides Neto: um garimpeiro da identidade cultural grapiúna”, da professora Rita Lírio de Oliveira, é o mais recente lançamento da Editus – Editora da UESC. O livro é um estudo crítico-literário, precursor, sobre os processos de construção da identidade do homem da região cacaueira do sul da Bahia na linguagem utilizada por um dos mais importantes escritores da região.
A ensaista faz uma análise da narrativa ficcional do autor de “O tempo é chegado” (Editus, 2001), em diálogo com as referências do texto cultural “Dicionareco das roças de cacau e arredores” (Editus, 2002). Por meio deles, ela investiga os hibridismos da linguagem, a memória e o imaginário, construtos identitários presentes na obra euclidiana e que representam o contexto de servidão, revolta e lutas dos trabalhadores rurais nas roças de cacau na formação sociocultural grapiúna.
0Profa Rita Lirio Foto
Escritora Rita de Oliveira
Neste estudo, Rita Lírio mostra como a linguagem ultrapassa o aspecto meramente linguístico, e se afirma como produto histórico-cultural, constituído de acordo com a comunidade que a utiliza em seus diversos contextos e com as necessidades e experiências da vida em sociedade.
“A linguagem é considerada um dos fatores mais importantes para afirmar o caráter social da memória. Interagimos e construímos, a todo tempo, a nossa história por meio dela, retomando o passado e reconstruindo o presente. Nas obras de Euclides Neto, isso é muito forte”, destaca a autora.
O livro está disponível para compra na Livraria da Editus, localizada na Biblioteca Central da UESC. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail livraria@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. Esta e outras obras da Editora podem ser conferidas no site http://www.uesc.br/editora. Mais novidades podem ser conferidas na página do Facebook “Editus – Editora da UESC”.
Mais sobre Euclides Neto
Para quem quer conhecer mais sobre a vida e obra do escritor, a Editus apresenta também, além do livro “O Tempo é chegado”, os livros “O Romance dos Excluídos: terra e política em Euclides Neto”, de Elieser César e “Literatura do Cacau: ficção, ideologia e realidade em Adonias Filho, Euclides Neto, James Amado e Jorge Amado”, de João Batista Cardoso. 
Fonte - Informe Ipiaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...