5 de set. de 2013

Professores da UESC e do IFBA sofreram ameaças a caminho de Pau Brasil.


Por Edson Kayapó

Um crime absurdo!

Mais um carro (oficial) incendiado e professores com o motorista da Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA ameaçados.

Foi hoje,(05/09) por volta das 11h, um grupo de quatro capangas interceptaram o carro do IFBA, em São José da Vitória, nas proximidades de Buerarema. Eu estava com os professores João Veridiano (Antropólogo), a professora Julia Rosa (História Indígena) e o motorista. Tínhamos concluído atividades da LINTER em Olivença e estávamos a caminho de Pau Brasil, onde teríamos atividades na aldeia Caramuru (Pataxó Hã Hã Hae). Os capangas pararam o carro e disseram: "tem um índio no carro" e, em seguidas, fomos violentamente expulsos do carro e o veículo foi levado por eles.

Fui orientados pelos colegas de trabalho a voltar de táxi para Itabuna, uma vez que os capangas demonstravam ódio contra índios. Foi o que eu fiz, no entanto, o táxi foi interceptado em Buerarema e lá fui espancado e ameaçado de morte por pessoas desconhecidas.

O carro do IFBA foi incendiado e jogado no meio da BR, na cidade de São José da Vitória. Os colegas de trabalho bem, estão na delegacia da cidade e eu, nem sei onde estou...Escondido? De que mesmo? Não cometi nenhum crime.

A violência contra nossos povos não recua e toma proporções alarmantes.
As autoridades pouco esforços mobilizam contra esse estado de coisas.

Um comentário:

  1. Esse pedaço de chão é uma terra sem lei, a lei que vale é a da bala, fico me perguntando o que precisamos fazer para ter segurança, universitários em trabalho de pesquisa, trabalhadores que nada tem a ver com os problemas entre produtores e indígenas sendo atingido por uma violência sem sentido e o senhor governador nem aí, esse é o governo que temos, mas tenho certeza que não merecemos esse tal aí...espero que esteja tudo bem com os professores e com os ocupantes do veículo.
    Abraço camarada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...