Carta ao Prefeito e Vereadores de Ipiaú
Por Edson Bastos - Cineasta Ipiauense
Prezados, desculpem-me por não saber o pronome de tratamento adequado para abordá-los de imediato, mas isto é o menos importante. Suplico-lhes: - Parem a roubalheira, parem com a falta de ética, parem com os compromissos de palanque que vocês não realizam, parem de enganar o povo, parem de assumir cargos que não são capazes de exercer, apenas pelo status e abuso de poder!
É inacreditável que, até hoje, a cultura seja um tema que não é levado a sério pelos gestores municipais, sempre colocada em escanteio ou, quando utilizada de forma direta, torna-se ferramenta de clientelismo e política de pão e circo. Absurdamente ainda convivemos com a política de “verba de gabinete”, onde apenas as pessoas e projetos de interesse do prefeito são apoiados.
Gostaria de entender a melhor razão que justifique o orçamento direcionado à pasta da cultura em nossa cidade, que ao pesquisar encontro duas rubricas: “Secretária de Educação, Cultura e Lazer-30.131.765,34” e “Cultura-R$ 17.100,00”. O que isso significa? Que há duas dotações direcionadas à cultura? Ou que apenas R$ 17.100,00 é o valor total do orçamento da cultura para o ano de 2013? Estranhamente não consigo compreender nenhuma das duas opções, pois falta clareza nos gastos públicos e sobra falta de interesse em ser sincero e ético.
Abram os olhos de vocês, não apenas para o que exponho aqui, mas também para o mundo. Observem que tipo de crescimento a cidade deve ter. Se for o crescimento onde o asfalto seja mais importante que a valorização da cultura, da história e da memória da nossa cidade, acreditem: esta não é a melhor forma. É possível fazer diferente, gerando emprego, renda e modernização, sem perder suas características.
Percebo um sentimento de orgulho e pertencimento no ipiauense, onde quer que ele esteja, sempre leva uma parte da cidade consigo e tudo aquilo que a cidade pôde lhe proporcionar (seja para o bem ou para o mal) e, assim sendo, acredito que deveria acontecer o mesmo com vocês, que não de forma aleatória estão no poder e têm a caneta para assinar aquilo que desejarem. Esperamos que façam aquilo que a população e a cidade precisam e não o que o seu partido, ou Jesus Cristo, ou Buda, ou Oxalá desejarem.
Os artistas de Ipiaú são projetados para o mundo, pois essa é uma cidade que traz como característica a formação de artistas que acreditam no potencial estético, político e transformador da arte. Mas estes, são projetados sem nenhum apoio do poder público local, que, além disso, esquecem de apoiar projetos importantes já existentes na cidade por conflito de partidos, e que também não pensa na preservação do seu patrimônio imaterial, abandonando o Cine Éden, o Museu do Lavrador, reformando a Praça Ruy Barbosa sem abrir o diálogo com a população, para saber se essa é a prioridade e de que forma a população deseja essa reforma, pisoteando na Memória de Euclides Neto e esculhambando com as culturas populares, identitárias, e por aí não para.
Cadê a pista de skate? Ou os skatistas precisarão praticar na rua até quando? Impossível a prefeitura não ter dinheiro para fazer uma pista de Skate. Cadê o Centro de Cultura? Cadê os mais de 800 mil que o Ministério do Turismo deu para fazer o Centro de Cultura em Ipiaú? Quem disse que queremos que o Centro de Cultura seja na antiga praça da feira? Cadê as obras do Museu do Lavrador que estavam jogadas no chão, pegando poeira e se destruindo com o tempo. Na verdade é isso que vejo: a destruição da nossa memória por todos vocês, que se mostram incapazes de pensar e fazer algo melhor para a Cultura da nossa cidade. Vocês que aceitam fazer um Centro de Cultura, sem a estrutura adequada, sem revitalizar antigos patrimônios públicos já tombados, pois o mais importante é placa de aço gigante com os nomes dos gestores, afixada na frente desse elefante branco, dizendo: aqui é o local onde a Cultura de Ipiaú morrerá, esta é apenas a fachada dela, pois aqui, nessa cidade, gostamos de viver de fachada.
Senhores vereadores, integrantes da Comissão de Cultura, por gentileza, cumpram suas funções e coloquem na pauta o projeto de uma lei municipal de incentivo à cultura, pensem em construir um sistema de cultura para a nossa cidade, idealizem a possibilidade de entrar na história da Cultura da nossa cidade, fazendo como que esse feito importante e determinante da nossa memória não seja tão maltratado como tem sido em detrimento de atitudes vossas, que cuidam dela. Pensem em ficar na memória do ipiauense de forma boa, agradável, edificante e não como aqueles que validam ações de corrupção para ganhar um troco do mensalão. Pensem em fazer algo que permaneça para seus filhos, netos, bisnetos. Algo que seus pais tenham orgulho por você.
Trabalhem direito! Parem a roubalheira! Parem com a falta de ética! Parem com a corrupção! Entendam que suplementação é sinônimo de incapacidade de planejamento, de improbidade administrativa. Pois se há mais de 04 anos um gestor não consegue planejar o orçamento adequado para um município tão pequeno como Ipiaú, é porque realmente ele não tem condições de administrar essa cidade. Se há mais de 04 anos, um gestor não consegue dar soluções para a Produção Cultural capenga da sua cidade, é porque mesmo? Falta de dinheiro? Ou falta de interesse? Pois São Pedro há todo ano, e uma cifra gigante direcionada para esta festa. Se vocês enxergam que essa festa seja o que temos de mais importante para a Cultura do nosso município, por gentileza, rasguem seus diplomas de prefeito e vereadores, pois vocês não servem para pensar a nossa cidade.
Cultura não dá voto pra ninguém, leva ao conhecimento, ao pensamento crítico e talvez esse seja o maior medo dos políticos corruptos. Um povo que saiba pensar para votar com consciência e parar de votar em qualquer um. Um povo que não troque seu voto pela política do pão e circo e que entenda, junto com seus representantes, que só a cultura é que vai levar à modernização das mentes na nossa cidade.
Acordem e parem de ficar postando fotos no Facebook, queremos é trabalho, queremos cultura, queremos uma política cultural para nossa cidade. E acredito que esse assunto é função de vocês, eleitos pelo voto do povo, para fazer a vontade do povo. Portanto, trabalhem e só durmam quando conseguirem o que o povo lhes pediu!
Com amor e carinho.
Edson Bastos