6 de mai. de 2013

A Fazenda do Povo, experiência pioneira de reforma agrária, completa 50 anos.


Por Albione Souza - Professor de História


Hoje (06.05.13) completa 50 anos do surgimento da Fazenda do Povo, uma das primeiras experiências de reforma agrária do estado da Bahia. Sua origem ocorrida com a desapropriação da Fazenda Santo Antônio pelo prefeito Euclides Neto foi o estopim para a abertura do Inquérito Policial Militar (IPM), após o golpe de 1964, contra o prefeito de Ipiaú-BA acusado de comunista.
Filisminografia, produzida por Ayam Ubráis Barco, retratando os posseiros, com o prefeito Euclides Neto, levantando o cruzeiro do "Sumitério da Boa Vontade" na Fazenda do Povo em Ipiaú (1963).

"[a Fazenda do Povo] Nasceu da vontade de fazer uma experiência socialista, sem ficar somente na proveta do laboratório de sociologia e política. [...] Com as secas e as fazendas despejando gente, quem mais sofria era o pai de família numerosa, o velho de braços flácidos, o homem de pereba na perna, a mulher abandonada que descaroça cacau e oferenda amor, mais chega ao ponto de não ter mais carne, porque a fome transformou-a em bagaço seco: sem forma nem gosto. Eram o que chamamos de sucata de gente." (Euclides Neto).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...