23 de jan. de 2014

Disco de estréia do ipiauense Ayam está entre os 50 melhores de 2013 na Bahia



Considerado um dos cinquenta melhores lançamentos do ano, o disco Partir o Mar em Banda, do ipiauense Ayam Ubráis Barco continua seguindo uma rota de sucesso. Lastreado por rocks com caracteristicas marcantes e letras fortes, o CD tem na bagagem obras autorais como  " O Quintal" , " A Bicicleta",  " O Vôo" e " O Barco" , que já vinham sendo divulgadas entre amigos antes mesmo do lançamento do disco, gravado no estúdio Subsolo em Ipiaú.

A banda que acompanha Ayam tanto no disco como ao vivo conta com feras do cenário musical da região, a exemplo dos baixistas Edmílson Sussa ( Soda Pop ) CH ( Retrofogutes ), Dudu, Netão Batera e o guitarrista Ismera Rock, este também atuante da banda Mendigo Blues, de Itabuna. 


Pra votar, curte e/ou compartilha é só acessar aqui --> https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151786110201923&set=a.10151785988056923.1073741831.709971922&type=3&permPage=1

Redação Ipiaú on Line

22 de jan. de 2014

A palavra e o tempo de Euclides Neto é tema de livro lançado pela UESC


“A palavra e o tempo, de Euclides Neto: um garimpeiro da identidade cultural grapiúna”, da professora Rita Lírio de Oliveira, é o mais recente lançamento da Editus – Editora da UESC. O livro é um estudo crítico-literário, precursor, sobre os processos de construção da identidade do homem da região cacaueira do sul da Bahia na linguagem utilizada por um dos mais importantes escritores da região.
A ensaista faz uma análise da narrativa ficcional do autor de “O tempo é chegado” (Editus, 2001), em diálogo com as referências do texto cultural “Dicionareco das roças de cacau e arredores” (Editus, 2002). Por meio deles, ela investiga os hibridismos da linguagem, a memória e o imaginário, construtos identitários presentes na obra euclidiana e que representam o contexto de servidão, revolta e lutas dos trabalhadores rurais nas roças de cacau na formação sociocultural grapiúna.
0Profa Rita Lirio Foto
Escritora Rita de Oliveira
Neste estudo, Rita Lírio mostra como a linguagem ultrapassa o aspecto meramente linguístico, e se afirma como produto histórico-cultural, constituído de acordo com a comunidade que a utiliza em seus diversos contextos e com as necessidades e experiências da vida em sociedade.
“A linguagem é considerada um dos fatores mais importantes para afirmar o caráter social da memória. Interagimos e construímos, a todo tempo, a nossa história por meio dela, retomando o passado e reconstruindo o presente. Nas obras de Euclides Neto, isso é muito forte”, destaca a autora.
O livro está disponível para compra na Livraria da Editus, localizada na Biblioteca Central da UESC. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail livraria@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. Esta e outras obras da Editora podem ser conferidas no site http://www.uesc.br/editora. Mais novidades podem ser conferidas na página do Facebook “Editus – Editora da UESC”.
Mais sobre Euclides Neto
Para quem quer conhecer mais sobre a vida e obra do escritor, a Editus apresenta também, além do livro “O Tempo é chegado”, os livros “O Romance dos Excluídos: terra e política em Euclides Neto”, de Elieser César e “Literatura do Cacau: ficção, ideologia e realidade em Adonias Filho, Euclides Neto, James Amado e Jorge Amado”, de João Batista Cardoso. 
Fonte - Informe Ipiaú

A copa da "Fulecagem" no Brasil !



Os representantes do governo federal estão fazendo vistorias nos estádios da copa no bRasIl, preocupados com o cumprimento do padrão FIFA, exigem a qualidade total. Seria muito bom que este mesmo empenho e acompanhamento in loco se estendesse para os serviços públicos básicos, como saúde, educação e saneamento básico. Que fulecagem !!! 

17 de jan. de 2014

Teste de elenco do curta “O filme de Carlinhos” está no ar


A Voo audiovisual acaba de divulgar a lista de nomes selecionados no teste de elenco para a sua mais nova produção cinematográfica, ” O filme de Carlinhos”.
Segundo a produtora foram “mais de 100 inscritos em quatro dias de testes intensos, dois em Ipiaú e dois em Salvador, reuniu crianças de várias localidades da Bahia (Camaçari, Lauro de Freitas,  Salvador, Ipiaú, Ibirataia, Dário Meira, Itabela, Jequié, Itagibá), interessados em uma das vagas para compor o elenco do curta “O filme de Carlinhos”, filme selecionado pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2012, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB por meio Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e a mais nova produção da Voo Audiovisual, com direção de Henrique Filho e produção executiva de Edson Bastos.
O curta tem referências biográficas do roteirista e diretor Henrique Filho e  a narrativa se passa na cidade de Ipiaú, interior da Bahia, década de 90, nos apresentando a história de Carlinhos, garoto de 08 anos que sonha em fazer um filme com seus amigos.   Henrique Filho disse “estar muito feliz e confiante com a seleção do elenco do filme, pois além das crianças terem o perfil físico adequado, são muito talentosas”. Sobre os não selecionados, comenta: “Não desistam, pois muitas crianças boas no teste só não foram selecionadas por conta do perfil físico, que era  diferente do pensado para o personagem.” Várias crianças estão previstas para a figuração do projeto.
Represente de Ipiaú, Davi Lisboa, garoto que gosta de ler, tocar teclado e jogar futebol, aos 08 anos será o protagonista “Carlinhos” e terá a primeira oportunidade de conhecer o mundo do cinema junto a   Jaianne Damasceno Brandão, 08 anos e Rafick Oliveira Passos, com 10 anos de idade.
Da cidade do Salvador  e Região Metropolitana, estão na lista Luiz Augusto Lima Ribeiro, 09 anos, ator do filme Pinta (2013),  Maria Luiza Altmicks, 10; Enzo Tourinho, atores mirins e os estreantes Sergio Henrique Machado, 10 anos e Gustavo Santana Randel, com 07 anos de idade. As gravações  começam em fevereiro, mas os ensaios iniciam na próxima semana. Segundo o Diretor Henrique Filho, o roteiro do filme foi construído num período de cinco anos. Agora em 2014, atividades em ação, teste de elenco do curta “O filme de Carlinhos”  no ar.
Fonte - Informe Ipiaú
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...