30 de ago. de 2011

O LEITOR OPINA: ORLINDO LOPES



Meu ilustre Professor,

Impressionante como sua imagem passa paz para as pessoas! Aliás, a mesma paz que você despeja abundantemente em sua esposa, em seus dois filhos maravilhosos, e em seus pais.

Sei que você está retomando a caminhada em direção à oportunidade de poder dar um rumo à Nau que está à deriva. Por mim, por todos os seus amigos, com o que você já fez e ainda faz, sobretudo na educação, que é a base e a solidez de um povo, já teria cumprido a sua missão.

Mas bem sei que homens do seu quilate jamais se limitam em estagnar no tempo, há sempre um caminho a percorrer, e um ideal a ser alcançado. Daí porque reina em Ipiaú e em todos os seus filhos, a esperança de poder fazê-lo comandante desta mesma Nau, para que ela não se perca mais, e encontre a estrada que leva à liberdade, à igualdade, e possam, tripulação, passageiros, gente rica, gente pobre, de todas as classes, cores e crenças, expressar seu sentimento de vitória, porque de perda estamos todos fartos.

Temos, todos, o dever de estar contigo, para juntos sonharmos cada vez mais alto. Deus haverá de permitir, meu dileto amigo, que a sua desta vez seja uma caminhada triunfal!

O pai maior estará sempre contigo, irmão. Força! 

Orlindo Lopes


Em 2011, 700 professores se licenciaram na rede pública de Vitória por problemas psiquiátricos



Por Flávia Bernardes


Depressão, transtornos de ansiedade, transtornos bipolares e o estresse são as doenças responsáveis por mais de 50% dos afastamentos dos professores da rede municipal pública de Vitória, no Espírito Santo, segundo o Sindiupes (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo).
Segundo o levantamento do sindicato, foram concedidas 700 licenças médicas por problemas psiquiátricos até agosto de 2011, sendo 356 por depressão, 187 por transtornos de ansiedade, 41 por transtornos bipolares e 72 por estresse. No total, a rede possui cerca de 4.000 docentes.
Na avaliação do diretor  do Sindiupes, Rafael Ângelo Brizotto, o quadro é "grave". “Hoje os professores estão doentes devido à excessiva carga horária de trabalho, o grande número de alunos que prejudica a organização, o pouco tempo que há para se deslocar entre uma escola e outra, inclusive, que impede muitas vezes que o professor  almoce, o que consequentemente acarreta um caos na saúde do profissional”, disse Brizotto.
Segundo o Sindiupes, os mais de 50% de educadores de Vitória afastados da rede municipal de educação deve-se também ao medo da violência sofrida muitas vezes por alunos de apenas 12 e 13 anos e aos baixos salários.

Preocupante

Segundo a doutoranda e funcionária dos Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, Karla Veruska Azevedo, o número de licenças é, sem dúvida, preocupante. Segundo ela, no primeiro semestre deste ano, os licenciamentos ocorreram primeiramente nos casos que tratam de mães e esposas (problemas ligados a família e a saúde); em 2º por problemas respiratórios (sinusite, asma, bronquite); em 3º devido a recuperações cirúrgicas e em 4º devido as doenças chamadas da modernidade, como a depressão e o estresse.
“Entendemos que essa situação se estende ao externo também, ou seja, se constitui tanto dentro do trabalho como fora, na ligação com a família, a cidade, entre outros agentes”, disse Karla Azevedo.
Neste sentido, além da medicina do trabalho que acompanha e discute o problema, foi formado pela prefeitura de Vitória um grupo de trabalho que atua integrado com as escolas e seus atores para identificar os problemas. Segundo ela, um seminário vem sendo organizado para unir as propostas neste sentido.
Entre as medidas em andamento, Karla Azevedo informou que há um trabalho específico para diminuir o número de alunos na sala de aula, que hoje chega a atingir 35 alunos por sala de aula.  Entretanto, o trabalho é gradativo,  já que é necessário estrutura para alocar os alunos removidos das salas em questão e reduzir a quantidade para 30 alunos por sala no máximo. 
“O afastamento dos educadores também é uma preocupação nossa, afinal, a conseqüência deste problema é um buraco na educação”, ressaltou Karla Azevedo.
Só em 2010, por exemplo, foram 7.587 licenças médicas concedidas a funcionários do magistério da rede municipal de Vitória. Em primeiro lugar na causa dos afastamentos estão problemas respiratórios, seguido por doenças músculo-esqueléticas (dores nas costas, artroses, dores lombares ou outras dores pelo corpo). Já os distúrbios psiquiátricos apareceram em terceiro lugar no ranking com 703 casos durante todo o ano de 2010 – número bem inferior aos 700 já registrados no primeiro semestre de 2011.

SUGESTÃO DE FILME: ELES NÃO USAM BLACK-TIE



ASSISTAM TRECHO EMOCIONANTE DO FILME



Sinopse

Um movimento grevista se inicia numa empresa. Um operário está preocupado com sua namorada, que engravidou, e eles decidem se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes.
Fonte do texto wikipedia

29 de ago. de 2011

GREVE DOS PROFESSORES EM 2007 : CAIA A MÁSCARA DA DIREÇÃO DO APLB/SINDICATO (PC DO B) E DO GOVERNO VAGNER (PT)



Por GARRIDO *


Nunca é demais lembrar quem somos, do que somos capazes, nunca é demais lembrar que somos forjados na luta, que somos lutadores, essencialmente lutadores.


Eles: governo e diretoria do sindicato, sabem disso, e nós precisamos resgatar a nossa essência, retomar a luta e dar uma dura resposta aos inimigos da educação e também do funcionalismo público.


De 2007 para cá, muita coisa aconteceu, muita coisa ficou mais esclarecida para todos nós, e o que nos parece mais claro é: que nem temos um governo para os trabalhadores e que a diretoria da APLB também não representa os trabalhadores.



Agora, a Chapa 2 pôde mostrar como se comportam os diretores da nossa entidade diante da possibilidade de lidar com a democracia.


Vamos juntos vencer os nossos inimigos comuns.



Um abraço



Garrido

* Candidato a 2o- secretário da Chapa 2
Militante da CSP Conlutas
Professor da Rede Estadual de Ensino
Professor da Rede Municipal de Lauro de Freitas





28 de ago. de 2011

SOU PROFESSOR, COM MUITO ORGULHO !




Professor com muito orgulho!

Se um médico, um advogado ou um dentista tivessem, de uma só vez, 45 pessoas no seu gabinete ou consultório, todas elas com diferentes necessidades e algumas que não querem estar ali, e o médico, o advogado ou o dentista tivessem que tratá-las com elevado profissionalismo durante dez meses, então poderiam fazer uma idéia do que é o trabalho do professor na sala de aula.

Se é PROFESSOR...  ORGULHE-SE !!!


27 de ago. de 2011

SEGUNDA PLENÁRIA POPULAR VIRTUAL, BREVE EM NOSSO BLOG!

      É PRECISO MUDAR ESTE QUADRO.

SEGUNDA PLENÁRIA POPULAR VIRTUAL

EM BREVE!!!



QUILOMBOS PERIFÉRICOS: RAP DE IPIAÚ- BA, RESISTÊNCIA DA PERIFERIA.





Por Albione souza


A Banda de Rap “Quilombos Periféricos” foi formada em novembro de 2010 na periferia de Ipiaú-BA. Criada por Carlos Roberto (CHANG) e Marcelo Araújo (DJ TERRORISTA), autores das letras e melodias; o grupo de Rap logo foi ampliado com a chegada de Lucas, Leo e Guto, formando o quinteto da resistência dos “Quilombos Periféricos”.

Em junho de 2011 a banda lançou seu primeiro CD, composto por 12 músicas, sob título “O mundo é assim”. No mês agosto, durante os festejos de São Roque, a banda gravou ao vivo, na Praça Salvador da Matta, seu primeiro DVD, com gravação e edição da Tupinambá produções visuais.

Mesmo não dispondo de apoio de recursos públicos ou privados, o grupo sonha em ampliar os horizontes da comunidade, desenvolvendo atividades sociais que insiram as crianças e jovens da comunidade do “Mar Rapado”, Bairro Euclides Neto, em projetos sociais que ajudem a superarem a falta de oportunidade e de acesso às condições básicas de vida (saneamento, cultura, laser, alimentação, etc) que muitos carecem na periferia.




LEI ANTI- CORRUPÇÃO !




Senhores (as),

Permitam-me tomar 30 segundos de seu tempo para ler este importante texto abaixo, e pedir-lhe mais 30 segundos para linkar e votar conforme o anexo!
É nosso dever participar da luta pela melhoria do meio em que vivemos.

Juntos somos mais fortes:

" A quem interessar:


Há uma enquete no site do senado pesquisando a opinião publica sobre um projeto de lei que vai colocar corrupção no rol dos crimes hediondos. Ateagora 98,3% dos votos foram 'a favor', mas foram APENAS 6648 VOTOS! Vamos convocar os amigos internautas para uma avalanche a favor da tipifição da corrupção como crime hediondo?

Acesse o link abaixo e a enquete está na barra do lado direito:

http://www.senado.gov.br/noticias/principal.aspx



Resultado Parcial:
Você é a favor ou contra o projeto que inclui os atos de corrupção na Lei dos Crimes Hediondos, que aplica punições mais severas aos condenados? (PLS 204/2011)
·         Favor - 98,3%
·         Contra - 1,7%

Total de Votos: 6648
Cordialmente,

VAGNER




25 de ago. de 2011

PARALISAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E OUTROS SERVIDORES BAIANOS NOS DIAS 30 E 31 DE AGOSTO, TERÇA E QUARTA-FEIRA


                             Foto interna: Eduardo Silva (dia 25/08/2011 - Ginásio do Sindicato dos Bancários) 

Depois da assembleia, no ginásio do Sindicato dos Bancários, os trabalhadores saíram em passeata pelo Centro da capital baiana. Há um pensamento geral de que as alterações propostas pelo governo no Planserv são ruins para os servidores. 

Nesta sexta-feira, às 9 horas, haverá uma reunião de técnicos e superintendentes do Planserv com deputados governistas na sala da liderança na Assembléia Legislativa, vão analisar os pontos do Projeto de Lei 19.394/2011 que os servidores não aceitam. A segunda reunião dessa natureza será na segunda-feira, 29, no mesmo local, às 14 horas. Na quarta-feira, deverá ocorrer a votação, a partir de 10 horas.

Na assembleia desta quinta-feira a decisão foi de parar os trabalhos terça e quarta-feira, 30 e 31 de agosto. Assim, não haverá aulas na Rede Estadual nesses dois dias. E nem atendimento nas outras esferas sociais do funcionalismo público.

Fonte - Prof. Jorge Garrido  

24 de ago. de 2011

MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA, REALIZADA HOJE, MARCOU A JORNADA NACIONAL DE LUTAS.

FOTOS - Facebook do PSTU Nacional


A marcha já está na Esplanada dos Ministérios e, ao longo do seu trajeto, várias entidades sindicais, dos movimentos populares e até do movimento Hip Hop estão tomando a palavra para dar seu recado. 


O destaque fica por conta das entidades estudantis, como representantes da oposição de esquerda da UNE, do DCE da USP e da UFPR. Nessa última universidade, estudantes protagonizam há três semanas uma greve, junto com os técnicos administrativos. A marcha conta com a participação de m ilhares de pessoas, mas ainda é cedo para determinar quantos estão presente na marcha. 


“Do meu salário, não abro mão. Quero dinheiro pra saúde e educação!”. Com palavras de ordem como essa, a marcha prossegue até a Praça dos Três Poderes, onde será realizado um ato público com as entidades que convocaram o protesto. 



A manifestação é parte da Jornada Nacional de Lutas, que realizou protestos importantes desde o dia 17, inclusive com fechamento de estradas e paralisações. A jornada é organizada pela CSP-Conlutas, Intersindical, MST, MTST, CONDSEF, Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre) entre outras entidades. O protesto é contra a política econômica do governo, por aumento geral de salário, em defesa da educação e da saúde públicas, pelo fim do Fator Previdenciário, por reforma agrária e redução da jornada de trabalho.


23 de ago. de 2011

O PLANSERV NÃO SERVE!


Por Jucélia Santos

Agora o Planserv fará processo seletivo para atender usuários. 
Limitações no Planserv para Todos e para Todas! Agora Tem!

 A minha maior decepção é saber que esse projeto era da galera do ACM, Paulo Souto, etc. Quando a turma de antes colocava essa questão para discutir, os políticos do PT criticavam. 

Agora os servidores do estado votam no PT para ter essa retribuição!! Enquanto os representantes dos trabalhadores fazem isso, os atuais deputados a oposição como Bruno Reis e ACM Neto dizem que vão lutar para defender os servidores públicos.

 Paciência! É muita novidade!

22 de ago. de 2011

LEON TROTSKY: UMA VIDA INTEIRA PELO SOCIALISMO !

Leon Trotsky

Em 20 de agosto de 1940, morre Leon Trotsky. Assassinado no México   por Stalin, Leon Trotsky foi líder dos sovietes, da revolução russa e do exército vermelho.
Após 71 anos de sua morte, sua obra continua viva no coração e mente de milhares de revolucionários que lutam por uma outra sociedade em todo o mundo! Viva Leon Trotsky, Viva a IV Internacional! Leon Trotsky, presente!

Quase um milhão de pessoas pela educação pública no Chile



“CHE GUEVARA, UM HOMEM, UM MITO, UMA VERDADE QUE NÃO OMITO...”




AUTOR: PROF.JORGE GARRIDO


Em 14 de junho de 1928
Na cidade de Rosário, Argentina
Nasceu Ernesto, “Che” no futuro
Um transformador da América Latina
Um lutador, que nunca foi omisso
Vendo injustiça em qualquer esquina
Filho mais velho do casal
Teve desde cedo a politização
Sendo trabalhada por sua mãe
Responsável por sua educação
Nos primeiros tempos, moldou
Firmemente a sua formação
Desde muito pequeno
Ataques de asma sofria
Esse menino não se entregava
Com coragem a doença ele combatia
Quando crescesse outras batalhas
À espreita o aguardaria

Aos 12 anos mudou-se para Córdoba
Morou próximo de favelados
Ernesto foi vendo essa realidade
Ficou amigo de muitos desses injustiçados
Aos poucos ele ia percebendo um mundo
Que precisava ver transformado
A biblioteca de sua casa
+ ou -300 livros possuía
Obras de Marx, Lênin, Engels
E o jovem Ernesto as lia
Na adolescência, o revolucionário
Paulatinamente se esculpia
Em 1947, entra na faculdade
De que? De medicina
Esse menino nascido, em Rosário
No país vizinho, a Argentina
Seria especializado em lepra
Mas cuidar do social era a sua sina

Ele ainda não sabia, foi até
Rejeitado no serviço militar
Algumas histórias existem
Queria a sua luta lutar
E não ser soldado
De um só lugar
Enfim contam histórias
Assim é a construção do mito
A história real parece ficção
Por isso aqui evito
Estabelecer polêmicas sobre “Che”
Afinal o essencial eu não omito
Falemos desse homem
Que quer queiram ou não
Lutou, buscou outra realidade
Foi atrás da transformação
Por ela deu a vida
Deu a vida pela revolução

Em 1952, faz uma grande excursão
Deu até em filme de cinema
História linda e comovente
De um jovem que assumiu um lema
O mundo mudaria, ele ajudaria nisso
Essa seria sua grande teima
Circulou 10.00km em uma moto
Conheceu mais sobre a América Latina
Essa viagem, sem sombra de dúvidas
Muito, bastante mesmo, o ensina
Ele fica com uma certeza, impor a derrota
A quem maltrate, a quem oprima
Foram oito meses
De puro aprendizado
Dali saiu um sujeito
Diferentemente moldado
Fronteiras??Não existiam...
O mundo seria mudado

O médico especialista em lepra
Não trabalharia em consultório
Cuidaria de chagas sociais
Esse foi seu diferencial notório
Trocou o bisturi pela arma de fogo
O combate ao inimigo não seria transitório
Pois quem abusa do poder
Onde quer que estivesse
Precisava ser derrubado
Desse no que desse
Mundo socialista
É o melhor que se conhece
Esteve na Bolívia, Guatemala
Foi apresentado ao irmão de Fidel Castro
Isso já no México estava tudo caminhando
Estava se formando o lastro
Dali em diante se faria uma amizade
que daria o que falar
Para muitos capitalistas irritados serviria de pasto

Em 25 de novembro de 1956
Em Sierra Maestra desembarcaram
Dali o exército vitorioso
Eles comandaram
Ao ditador Fulgencio Baptista
Derrubaram
Che tornou-se cidadão cubano
Mas Che queria o mundo transformado
Partiu para outras empreitadas
Combateu em mais três guerrilhas, foi derrotado
Na Bolívia, em 1967, aos 39 anos
Foi preso e assassinado
O exército boliviano
Foi quem executou
O governo dos Estados Unidos
Foi quem ordenou
Morreu o homem
O mito ficou

Amputaram-lhes as mãos
Muita confusão
Só trinta anos depois
Identificado o líder de uma revolução
Hoje sua imagem
Está servindo de grande inspiração
Che foi homem
Isso é inegável
Diferente, com certeza
Queria justiça, confiável
Quem o quer destruir
Fala cada coisa inimaginável
Enquanto isso temos um mundo
De pernas para o ar
Um xerife do planeta
Em todos querendo(?) mandar
Um louco dizendo que é socialista
Che é quem pode nos inspirar

Frases de ”Che”
“Os poderosos podem matar uma,
Duas rosas até três rosas,mas
Não deterá o jardim”coisa alguma
Até porque o jardim está sendo sempre
Replantado e com isso não pode força alguma
“Há que endurecer-se, mas
Sem jamais perder a ternura”
Essa é uma frase que contém
Dureza necessária, e também doçura
Aliás, como é uma iguaria nordestina
A nossa maravilhosa rapadura
“O verdadeiro revolucionário é guiado por grande
Sentimentos autênticos de generosidade...”
não dá pra entender um revolucionário de fato
sem amor, sem solidariedade
sem querer bem , sem chegar junto
sem verdadeira amizade

“Che” exerceu cargos
No governo cubano
Deixei isso de lado
Quis dizer como ano a ano
Ele ainda é lembrado
Por ter sido um diferenciado ser humano
Jean Paul-Sartre disse de Che:
Mais completo ser humano de nossa era” pois então
O que falar sobre tal comentário??
Apenas dizer que Che foi um gerador de transformação
Que foi um homem que se entregou totalmente
Ao ideal da mudança, da revolução

TÍTULOS DO AUTOR
01- A Revolução Francesa
02- Egito Antigo
03- Grandes Navegações
04- Primeira Guerra Mundial
05- Segunda Guerra Mundial
06- Revolução Russa
07- Início da Colonização do Brasil
08- Independência do Brasil
09- História do Município de Lauro de Freitas
10- Zumbi dos Palmares
11- Che Guevara

DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR
(71) 8189-0666 / 3313-0513 - jorge.garrido@ig.com.br
Jorge Garrido de Oliveira nasceu em Salvador,
na Rede Estadual, na capital, de História, é Professor
Quem o procura, o acha, com toda certeza,
na Cidade Baixa
(TODOS HISTÓRICOS)

21 de ago. de 2011

IMAGENS DA VITÓRIA DA SEL. DE IPIAÚ POR 5 X 1, DIANTE DA SEL. DE ITUBERÁ




CRIME BÁRBARO EM IPIAÚ: MORADOR DE RUA FOI MORTO QUEIMADO VIVO



Ontem (20), por volta das 21h20, após informação da Central de Operações de que um homem havia sofrido queimaduras em um prédio residencial abandonado na Avenida Contorno, próximo ao Posto de Combustível Rocha os policiais do PETO se deslocaram para averiguar a situação. Ao chegar no referido endereço os milicianos se depararam com um rapaz repleto de queimaduras aparentemente de 1º, 2º e 3º graus. Rapidamente os policiais prestaram socorro à vítima identificada apenas pelo nome Adilson, conduzindo-o até o Hospital Geral de Ipiaú com vida.
De lá Adilson foi encaminhado para o Hospital Geral Prado Valadares na cidade de Jequié, vindo a falecer já na emergência da unidade. Ainda no local os policiais coletaram informações de que um rapaz de nome Adriano teria sido o possível autor de tal barbaridade. Já na manhã de hoje (21) os guerreiros do PETO conseguiram deter o suspeito do crime, que confessou ter estado com Adilson pouco antes do acontecido, mas negou ter sido o autor. Outras testemunhas também informaram aos policiais que Adriano seria o suposto criminoso. O mesmo foi conduzido e apresentado a Delegacia de Ipiaú para prestar esclarecimentos e para serem tomadas as medidas cabíveis. Populares reclamaram com os policiais a falta do SAMU na cidade que até hoje não saiu da garagem.

FONTE - OCORRÊNCIA POLICIAL
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Professor Albione Opina:
A desumanização total! A vida humana virou nada. Os assassinos que incendiaram vivo o índio Galdino, em brasília, alegaram que pensaram que era apenas um morador de rua. 

Ser excluído dos bens materiais passa ser justificativa para eliminar seres humanos, "limpeza social". Que ideologia doentia e cínica é produzida pelo CAPITALISMO. Os homens e as mulher passam a ser tratados conforme suas condições econômicas e sociais.

O TER DEFININDO AS RELAÇÕES; O SER PASSA A NÃO VALER NADA NESSA LÓGICA MACABRA. CRIMES HEDIONDOS COMO ESTE DEVERIAM SER PUNIDOS EXEMPLARMENTE. INFELIZMENTE OS CRIMES CONTRA OS DESPOSSUÍDOS E EXCLUÍDOS ESTÃO SENDO TRATADOS COM NORMALIDADE, NATURALIZANDO ASSASSINATOS E BANALIZANDO A VIDA DOS DESPROVIDOS DE BENS MATERIAIS.

CAMPANHA #Cid, doe seu SALÁRIO e governe por AMOR!


---------------------------------------------------------------------------------------------

Prof Albione Opina:

Cid & CIA, que governam por amor aos seus esquemas da politicagem, vocês merecem todo nosso repúdio e indignação.  Nós professores (as) não vivemos de sol e vento; saibam que precisamos pagar nossas contas, investirmos em livros, formações, para mantermos a dignidade e continuarmos sendo educadores.

 Cid e seus assemelhados, com posicionamentos ridículos e maldosos, como estes, revelam a verdadeira face dos picaretas que (des) governam o nosso país e atacam brutalmente a educação.

TODO APOIO  A LUTA DOS PROFESSORES E DE TODOS OS TRABALHADORES QUE NÃO SE RENDEM ÀS CALÚNIAS  DOS GOVERNOS DE PLANTÃO DE TODAS AS DENOMINAÇÕES PARTIDÁRIAS.

VIVA A LUTA. POIS, SÓ A LUTA MUDA A VIDA!



Todo o apoio à ocupação do MTST em Hortolândia (SP)


Sem tetos acampam em área desocupada

• Na noite de sexta-feira, 12 de agosto, 300 famílias organizadas pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), ocuparam uma área na cidade de Hortolândia, na região metropolitana de Campinas. Em pouco tempo, os primeiros barracos de lona preta mudavam a paisagem do terreno, um grande latifúndio urbano, que estava abandonado há anos e só servia para aumentar a violência na região.

Hortolândia é uma das cidades que mais cresce no Brasil. Indústrias de vários ramos priorizam a o município por conta de seus subsídios em forma de isenção fiscal para os empresários. Várias indústrias se instalaram nos últimos 5 anos na região: a CAF, a Dell, a Lanmar e mais recentemente o anúncio da ZTE (fábrica chinesa de eletrônicos). Todas estas empresas obtiveram da prefeitura isenção de impostos como IPTU e enormes terrenos para suas instalações. 

Não é o mesmo tratamento dado aos trabalhadores que precisam de moradia. Segundo dados do movimento, são 20 mil famílias sem moradia na cidade. Para conseguir comprar um terreno ou construir uma casinha, ficam endividados e quando conseguem construir vão pagar altíssimos impostos. Muitos desistem no meio do caminho e voltam para os absurdos aluguéis ou ficam morando de favor com parentes. Por isso, muitas famílias decidiram lutar: conquistar o direito à moradia através da luta com a ocupação das terras ociosas e da mobilização permanente.

Ficar nos barracos improvisados muitas vezes por anos, como é o caso da ocupação Zumbi dos Palmares na cidade de Sumaré ao lado de Hortolândia, foi a saída encontrada por várias famílias que hoje ainda estão esperando as promessas de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Ministério das Cidades e dos próprios prefeitos de Sumaré e Hortolândia (ambos do PT). Agora com esta nova ocupação, novamente os trabalhadores estão se jogando na luta: a única forma de realmente mostrar o descaso dos governantes com o déficit de moradia e conquistar um direito garantido pela constituição, mas que na prática não é cumprido no nosso país.As ocupações de terra são parte da jornada de lutas, convocada pela CSP-Conlutas, pelo MTST e outras entidades, pois a luta pela moradia é parte de luta da classe trabalhadora. Não é possível que a presidenta Dilma corte verbas dos programas de moradia, enquanto continua destinando bilhões ao pagamento de juros aos banqueiros.

Não é possível que os grandes empresários sejam beneficiados com toda forma de incentivo fiscal para explorar mão de obra na cidade de Hortolândia, enquanto o prefeito Ângelo Perugini do PT não tenha uma política habitacional que desaproprie as terras ociosas que só servem à especulação imobiliária e destine as terras e casas aos trabalhadores que precisam de moradia digna.Por isso o PSTU vem se somar à luta pela moradia na região.

 Estamos presentes na ocupação e vamos chamar os demais trabalhadores, professores, metalúrgicos, funcionários e a juventude a fazer da luta pela moradia uma luta de todos os trabalhadores que neste momento também estão em campanha salarial. Vamos unificar todas as lutas na Jornada de Lutas do dia 17 à 26 de agosto.




Fonte- PSTU NACIONAL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...