31 de mai. de 2011

Reinaugurado por Sarney, túnel do tempo no Senado omite impeachment de Collor

Por Rosa Costa e Andréa Jubé, de O Estado de S.Paulo

A linha do tempo do Senado; no detalhe, o ano de 1992, em que ocorreu o impeachment de Collor

BRASÍLIA – Reinaugurado com pompa pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o “túnel do tempo” da Casa – como é chamado o corredor que liga o plenário a gabinetes de senadores – traz agora uma decoração que “reescreve” a história da instituição, omitindo fatos e bajulando o próprio Sarney.


Os painéis com os principais momentos da instituição, dos primeiros anos da independência do Brasil até o ano passado, não fazem referência, por exemplo, ao impeachment, em 1992, do então presidente da República e hoje senador Fernando Collor, e nem tampouco à cassação do ex-senador Luiz Estevão (DF), em 2001. As CPIs que marcaram a atuação da Casa também ficaram de fora.


Com relação às propostas de maior relevância aprovadas pelo Senado, foi destacado um projeto de Sarney de 1996 que assegura tratamento gratuito aos portadores de Aids. Foi omitido, porém, o avanço da proposta do então senador Nelson Carneiro (do Rio de Janeiro, falecido em 1996) que, em 1977, instituiu o divórcio no País.

José Sarney é ainda homenageado com a publicação de foto em que ele aparece jurando a Constituição, no lugar do presidente Tancredo Neves, eleitos pelo colégio eleitoral. Para Sarney, o impeachment de seu antigo desafeto e hoje aliado, Fernando Collor, “não é marcante”. “Olha, eu não posso censurar os historiadores encarregados de fazer a história, talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil”, alegou. “Mas não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados, que foram os que construíram a história, e não os que de certo modo não deviam ter acontecido. O que vale é que nós temos uma Constituição, sempre nos organizamos em torno da lei”, declarou.

O painel com as principais propostas aprovadas pela Casa faz referência à extensão da licença-maternidade para 180 dias, passando a ideia de se tratar de uma medida obrigatória para todas as mães, e não apenas para funcionários do serviço público, dependendo de negociação na iniciativa privada. Cita também a Lei da Ficha Limpa, decorrente de uma proposta de iniciativa popular. 

Fonte - Blog Estadão



Ontem assistir entrevista de Sarney na qual ele afirmou categoricamente que o impeachment foi um episódio irrelevante da História do Brasil.
Então pensei, será que essa afirmação tenta negar o valor da participação popular de forma direta, para além dos calendários eleitorais?

Ou seria uma forma de esconder a desmoralização do senado que tem Collor de Mello entre seus membros ?

Partindo de Sarney, antigo aliados do regime militar pós 64, mentor da ARENA, PDS, PFL, hoje aliadíssimo do PT, nada mais me surpreende. Só falta agora ele sugerir ao MEC uma revisão nos livros didáticos de história, colocando collor como um herói injustiçado. A QUE PONTO CHEGAMOS NA POLITICAGEM BRASILEIRA!
                                                                                  
abraços,
Albione – Professor de História  


30 de mai. de 2011

JAMAIS SE ESQUEÇA DESSE ROSTO!

Por Jucélia Santos   
Universidade Estadual de Feira de Santa -  UEFS




Vários estudantes podem ter semestres letivos cancelados por conta desse HOMEM TRUCULENTO. Diversos professores estão sem receber salários por conta do autoritarismo de JW. Esses profissionais entraram na listas dos inadimplentes porque tiveram seu direito de greve cassado.

 A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender. Esse direito constitucional foi conquistado após um momento de ascensão das lutas da classe operária no Brasil, em que os trabalhadores desafiaram as proibições da Ditadura Militar, realizando grandes mobilizações como as greves do ABC.

 Hoje, o governo Wagner do PT (PARTIDO DOS TRABALHADORES) aplica mais um duro golpe nos trabalhadores das universidades estaduais da Bahia, cortou os salários desses profissionais. Isso é o mesmo que jogar o exercício do direito constitucional de greve na ilegalidade, prevendo suspensão, compensação dos dias parados. Pasmem!Vários alunos estão com os sonhos destruídos, simplesmente porque ele decidiu esmagar as universidades públicas cortando os recursos necessários para o seu funcionamento.

Você que luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade NUNCA MAIS VOTE NESSE CIDADÃO. Hoje, é necessário esclarecer a população que esse governo é inimigo dos trabalhadores.


GREVE DAS UNIVERSIDADES BAIANAS EXPLICADA EM DOCUMENTÁRIO

VALE A PENA ASSISTIR, MUITO ESCLARECEDOR!!




A greve e todas as formas de lutas só são agasalhadas pelos que não se conformaram , tampouco se renderam as conveniências dos gabinetes confortáveis, apanágio dos burocratas e pelegos de plantão. 




Albione Souza
 Ex-aluno da UESC/UESB, 
Professor de História da Rede Estadual, 
Municipal em Ipiaú e milita no PSTU.


AOS COMPANHEIROS (AS) PROFESSORES (AS) EM LUTA!



A moda nesse país é criminalizar a luta dos trabalhadores. As greves e toda as formas de resistência ocorrem sempre a contra-gosto dos patrões. Os governos utilizam seus aparatos repressivos para intimidar toda forma de mobilização e organização popular, a exemplo das medidas truculentas dos ex sindicalistas do PT, neo-carlistas.

Abrir mão de lutar equivale a assinar uma certidão de rendição ao comodismo e ao determinismo, preconizando que nada muda; tal posição favorece o status quo dos que se privilegiam, beneficiando-se desse sistema corrupto, desigual e hipócrita. 

A greve e todas as formas de lutas só são agasalhadas pelos que não se conformaram , tampouco se renderam as conveniências dos gabinetes confortáveis, apanágio dos burocratas e pelegos de plantão.  


Albione Souza
 Professor de História da Rede Estadual, 
Municipal em Ipiaú e milita no PSTU.




29 de mai. de 2011

SKATISTAS DE IPIAÚ SONHAM COM PISTA DE SKATE PÚBLICA.

Por Albione Souza



Neste final de semana dias 28 e 29 de maio, os skatistas de Ipiaú promoveram atividades na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com a participação de representantes de diversas localidades. O evento foi coordenado pelo fotógrafo e web designe Anderson (Nem).




Segundo Anderson(Nem), organizador do evento, a atividade teve entre os objetivos homenagear os apoiadores do skatismo em Ipiaú, sensibilizar a comunidade e sobretudo a prefeitura Municipal a cerca da importância e necessidade da construção da PISTA DE SAKATE EM IPIAÚ, sonho que vem sendo compartilhado por várias gerações de skatistas locais.


ENTREVISTA DE ANDERSON (NEM), ORGANIZADOR DO EVENTO, AO BLOG PROFESSOR ALBIONE OPINA. 

28 de mai. de 2011

VEÍCULO BATE NA PORTA DO BANCO DO BRASIL EM IPIAÚ

POR ALBIONE SOUZA



Mais um acidente automobilístico ocorrido em Ipiaú. Hoje, 28 de maio, aproximadamente as 21:30 hs um veículo Fiat Pálio, placa policial HMI 3604, Belo Horizinte- MG, chocou-se contra a porta de acesso da agência do Banco do Brasil do município de Ipiaú, local de grande movimentação de pessoas em horário comercial.




Pela posição que se encontrava o veículo, suspeita-se que veio pela contra-mão. Durante os fins de semanas aumentam as ocorrências de acidente de trânsito causados pelo uso de bebidas alcoólicas. Mesmo tal prática sendo proibida, não é comum em Ipiaú ações preventivas e fiscalizadoras deste tipo de infração. Desta vez, felizmente, ninguém saiu ferido no ocorrido.





AMANDA GURGEL CONVOCA NOVO TUITAÇO PARA 31 DE MAIO!

FORTALEÇA ESTE ELO PELA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO!

27 de mai. de 2011

AMANDA GURGEL: 10% DO PIB JÁ PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

ATUALMENTE O BRASIL INVESTE APENAS 5% DO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) COM A EDUCAÇÃO. A PROFESSORA AMANDA GURGEL  APROVEITOU SUA AUDIÊNCIA NAS EMISSORAS DE TV E MÍDIA NACIONAL, ONDE FOI ENTREVISTADA, PARA LANÇAR NACIONALMENTE A CAMPANHA: 10 % DE PIB JÁ DE INVESTIMENTO PARA EDUCAÇÃO. 
NA ENTREVISTA ABAIXO CONHECEREMOS MELHOR O COTIDIANOS DE DESCASO, SOFRIMENTO E ABANDONO QUE VIVEM OS PROFESSORES BRASILEIROS, INCLUSIVE, ME INCLUO NESSA SITUAÇÃO COMO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E MUNICIPAL EM IPIAÚ-BA. MAS EXISTEM SOLUÇÕES PARA TODOS OS MALES; NESTE CASO O CAMINHO É O DA LUTA, QUE NOS LEVARÁ A RESGATAR NOSSA DIGNIDADE E RESPEITO DIANTE DOS GOVERNOS DE PLANTÃO QUE DESPREZAM A EDUCAÇÃO. ASSISTAM E COMENTEM A FALA DA PROFESSORA.
ABRAÇOS,
ALBIONE SOUZA

26 de mai. de 2011

CACIQUE CHORA AO SABER QUE DILMA (PT) LIBEROU O INÍCIO DAS CONSTRUÇÕES EM BELO MONTE




O cacique Raoni chora ao saber que Dilma liberou o início das construções de Belo Monte, mesmo após cartas dirigidas a ela que foram ignoradas, e ainda mais de 600 mil assinaturas que foram igualmente ignoradas.
Foi decretada a sentença de morte dos povos do Xingu.
Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies – tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética.
E lamentável como o PT dia após dia trai a luta dos trabalhadores, dos movimentos sociais e populares. Em nome do "progresso", o governo Dilma assina o decreto de morte contra uma nação inteira. Partilho do mesmo sentimento do cacique Raoni e do seu povo que também é nosso povo.


FALA SÉRIO: PEDREIRO CANTA E CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA RECENTE DO PAÍS.

RECOMENDO! A ARTE POPULAR DENUNCIANDO OS DESMANDOS.
O video a seguir é um pouco da história recente da corrupção do país contada em canto pelo operário "Peteleco da Viola". A música é tão bem construída em letra e melodia que não tinhamos como não divulgar. "Peteleco" canta com propriedade sobre o episódio do mensalão além de defender a Amazônia. O video apesar de recém disponibilizado no YouTube parece ter sido gravado já há alguns anos, antes de eleição da Dilma pelo menos. De toda forma fica a indicação de um pouco da arte da classe operária.



Fonte -Blog Molotov

25 de mai. de 2011

O OPINIÃO SOCIALISTA, PUBLICAÇÃO DO PSTU, DESTACA AMANDA GURGEL E A LUTA PELA EDUCAÇÃO



A edição de número 424 do Opinião Socialista, publicação do PSTU, abre espaço especial para Amanda Gurgel  falar da luta em defesa à educação.


Conheçam e assinem o Opinião Socialista!


Atendimento
ao assinante
(11) 5581-5776
assinaturas@pstu.org.br


UM DOMINGO MUITO DIFERENTE

     
 Reprodução
   
  
Amanda Gurgel no programa do Faustão

• As classes dominantes usam os meios de comunicação para difundir sua ideologia e sua política. No entanto, em ocasiões muito raras, algo escapa ao controle. Seja por crises, seja por uma combinação especial de fatores, vem à tona uma voz que vem das massas.

Amanda Gurgel é uma professora grevista, militante do PSTU no Rio Grande do Norte. Uma figura admirável por sua militância, por sua firmeza como mulher e como professora. Ela teve a ousadia de questionar os deputados e a secretária da educação em uma audiência pública durante a greve. O vídeo dessa intervenção caiu no YouTube e virou sensação imediatamente.

O salário de R$ 930, o estudante entrando na sala carregando uma cadeira na cabeça, o descaso dos governos federal, estaduais e municipais com a educação. De repente, quase um milhão de acessos ao filme comprovou que aquela voz representava um sentimento de massas. 

Veio então o convite para o programa do Faustão na Rede Globo. Era um passo maior e mais delicado. Seria possível, num programa assim, falar do mesmo tema, com o mesmo conteúdo, com a mesma autenticidade? Amanda, mulher e forte, assumiu o desafio. De repente, a professora que até duas semanas antes era desconhecida do grande público, falava para quarenta milhões de pessoas.

Toda a propaganda do governo Dilma, dos governos estaduais do PSDB, PMDB, PT de que eles “priorizam a educação” se choca com a realidade dos salários miseráveis dos professores e das péssimas condições de ensino. Faltava alguém que pudesse verbalizar isso e que tivesse acesso aos grandes meios de comunicação, monopolizados pelos governos e grandes partidos.

Através da voz de Amanda, falaram os professores do país, insatisfeitos com a situação da educação. Como é possível que um deputado ganhe o salário de trinta professores? Por que os governos tentam jogar a população contra os professores nas greves quando a luta é em defesa da educação de qualidade? No final, ela chamou um twittaço em defesa de 10% do PIB para a educação já. Terminou com um pedido de palmas para os grevistas da educação de todo o país.

De repente, a plateia do programa do Faustão, no horário nobre da TV, estava aplaudindo entusiasticamente as greves do país. A TV não estava sendo usada para difundir a ideologia burguesa do conformismo, mas para denunciar a situação da educação e aplaudir a mobilização direta dos trabalhadores. A importância das novas mídias se juntou com a força das greves na figura de Amanda.

Os trabalhadores desse país podem aprender com essa mulher de aparência tranqüila e determinada. Juntemos a força da nossa luta direta e a consciência política de quem não aceita mentiras. Esse acesso aos grandes meios de comunicação, não nos enganemos, é raro e não vai ter continuidade. A ilusão difundida pelo governo Dilma e pela oposição burguesa vai continuar.

Mas essa luta pode se transformar numa grande corrente de opinião com as greves, com a conversa entre os explorados e oprimidos. Os professores e estudantes desse país podem assumir, além de sua pauta imediata de reivindicações, a luta pelos 10% do PIB já para a educação. 

24 de mai. de 2011

WAGNER: O NOVO CABEÇA "BRANCA DA BAHIA"


Apelidado de “cabeça branca”, o político Antônio Carlos Magalhães (1927 – 2007) inaugurou a era carlista que dominou a Bahia por mais de 16 anos ininterruptos. Responsável por boa parte das mazelas educacionais existentes no Estado, o Grupo Carlista foi derrotado nas eleições estaduais de 2006 pelo Partido dos Trabalhadores - PT que trazia a esperança de dias melhores para o povo baiano. Pensou-se, então, que era o fim da sanha carlista e das políticas nefastas para a educação superior. Enganou-se quem pensou que o atual Governo melhoraria a educação.

As sucessivas crises da educação superior pública no Estado da Bahia apresentam-se hoje de forma mais gritante em um cenário que deveria ser de melhorias. O Estado, detentor do maior PIB do Nordeste, preferiu através do seu gestor adotar políticas, principalmente para educação, que não propõem a superação da herança carlista, tão criticada e combatida em épocas de afirmação do “projeto” que a esquerda tinha para a Bahia. Nota-se um cenário de total descompromisso com as Universidades Estaduais, onde o governo dito de esquerda tenta se eximir da responsabilidade de garantir a melhoria da educação, pauta histórica dos partidos e militantes da esquerda brasileira e também do PT, que a esqueceu com a chegada ao poder. Os ferozes ataques desferidos as Universidades são de todas as ordens, desde a precarização das condições de trabalho e funcionamento das unidades educacionais até a tentativa de calar os movimentos organizados nas instituições que saem em defesa do patrimônio público. Vários problemas são encontrados nas universidades estaduais, herdados de sucessivos governos carlistas e aperfeiçoados pelo atual: neocarlista e que não vê como prioridade a destinação dos serviços básicos à população, como uma educação de qualidade, por exemplo.

A realidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB é vexatória! A maior Universidade multicampi do Norte-Nordeste, com 24 campi espalhados no Estado (interior e capital), presente em quase todos os 417 municípios baianos através de seus projetos extensionistas, é hoje a principal instituição potencializadora da interiorização do ensino superior e representa a esperança de muitos/as filhos/as da pobreza deste Estado que depositam sua confiança nesta Instituição e que almejam ascensão social, contudo agoniza em virtude da insuficiência de verbas e se mostra incapaz de sustentar o tripé: ensino, pesquisa e extensão. É importante ressaltar que esta expansão da UNEB se deu, sobretudo de forma eleitoreira e irresponsável por parte do Governo do Estado e hoje colhe-se os frutos dessa desordem: a falta de qualidade da educação superior e de estrutura mínima para atender às necessidades de uma Instituição de Ensino Superior – IES. 

Atenta e comprometida com a melhoria da educação neste país, sobretudo neste Estado, hoje a categoria docente das quatro Universidades Estaduais da Bahia - UEBA’s encontra-se em greve com uma pauta comum e consensual com todos os segmentos: melhores condições de funcionamento das universidades, apesar de cada categoria possuir suas pautas específicas. Importante, faz-se deixar claro que a opção pela greve docente nas quatro universidades estaduais, enquanto ferramenta de luta, se deu após inúmeras tentativas de negociação com o Governo do Estado e com a imposição do DECRETO 12.583/11 ou AI-5 das universidades, alcunha que recebeu em face de seu poder devastador. 

O decreto 12.583/11 que segue o ritmo de contingenciamento do Governo Dilma se apresenta mais feroz na Bahia ao suspender direitos garantidos e conquistados pela classe trabalhadora deste Estado. Assim como o AI-5 que cerceou a liberdade de expressão e os direitos políticos de certos segmentos dando um pontapé na democracia brasileira, hoje o decreto 12.583/11 fere o Estado democrático de direito conquistado por todos nós, slogan do Governo do PT na Bahia, ao subtrair direitos da população baiana e da classe trabalhadora do Estado.

Este decreto mostra sua face mais cruel ao intensificar o sucateamento da educação superior na Bahia. É exatamente esta medida do Governador Jacques Wagner que radicaliza a opção do projeto do PT em não priorizar a educação e o que é mais problemático: desmontá-la. De maneira mais imediata, é possível visualizar nas Instituições de Ensino Superior – IES, laboratórios inadequados, falta de salas de aula, reduzido quadro docente e técnico-administrativo, obras sem conclusão, bibliotecas defasadas, altos custos com aluguéis, ausência de uma política de assistência estudantil que contemple a participação dos estudantes em eventos e a construção de residências e restaurantes universitários, pois não basta apenas a ampliação do acesso ao ensino superior é necessária a garantia da permanência dos estudantes na Universidade.

Neste sentido, os/as lutadores/as da Educação neste Estado que não se furtaram em momento algum da responsabilidade de reivindicar uma educação de qualidade avaliam que a greve existente hoje nas quatro Universidades Estaduais configura-se enquanto uma ferramenta imprescindível de resistência/enfrentamento às nefastas políticas de sucateamento da educação pública na Bahia. Um movimento que merece respeito e que repudia as falsas declarações/propagandas veiculadas na mídia baiana e que não aceita o cinismo diplomático do falso Governo de Esquerda. 


Gerusa Sobreira – Graduanda em Pedagogia/ UNEB XV (Valença)

Movimento Estudantil da Costa do Dendê

Lucas Aguiar – Graduando em História/UNEB V (Santo Antônio de Jesus)

Movimento Estudantil do Recôncavo

Lucas Aguiar
Graduando em História - UNEB V
Diretório Acadêmico de História - Construindo a FEMEH
Contraponto: Autônomo, Democrático e de Luta!
PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
(75)81342339 [CLARO] (75)91593965 [TIM]

"Feita a revolução nas escolas, o povo a fará nas ruas" Florestan Fernandes



POSTO DE COMBUSTÍVEL EM IPIAÚ GERA CONFUSÃO E DENÚNCIAS



Por: Marcelo Martins
 
Mais um assunto polêmico tomou conta do noticiário da imprensa de Ipiaú neste início de semana: A construção de um posto de gasolina já Autorizado pela prefeitura na Rua Senhor do Bomfim, divisa com Praça do Cinquentenário e Avenida Getúlio Vargas, um local onde o transito está muito complicado, levando assim Ipiaú a mais um Caos no trânsito sem contar que vai sufocar os comerciantes locais, que terão seus estabelecimentos comerciais escondidos, pela fachada do Posto.

Em nota publicada no blog Ipiaú Noticias, de Flávio Franco, o grupo ambientalista Papamel condena veementemente a instalação do posto de combustível, denunciando que a obra simplesmente rasga o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Vale ressaltar que não há alvará da prefeitura de Ipiaú.

Perguntado sobre o assunto, o secretário de urbanismo do município, Helvécio Cardoso informou que não há licença ambiental do IMA (Instituto do Meio Ambiente), mas sabe apenas que será instalada uma bomba somente.

O presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Moreira, declarou que "quem coloca uma bomba de gasolina pode colocar dez e o assunto terá que ser amplamente discutido com os vereadores e a população".

23 de mai. de 2011

PERGUNTAR NÃO OFENDE: CADÊ A IMPRENSA IPIAUENSE?



Por Jaime Amparo-Alves*

Nos últimos anos a imprensa ipiauense tem atuado de maneira no mínimo interessante. Tenho acompanhado com curiosidade a atuação jornalística de blogueiros, radialistas e redatores da imprensa local. No mínimo pode se dizer que houve uma expansão significativa daquilo que os teóricos chamam de esfera pública, com o surgimento de uma imprensa dinâmica, agil e de acesso fácil aos cidadãos/cidadas ipiauenses até então submetidos `a ditadura das rádios locais que emporcalham as idéias e interditam o debate consciente e plural.


É nos blogs – Ipiaú Hoje, Ipiaú Notícias, Notícias de Ipiaú, Ipiaú Online e mais recentemente o Informe Ipiaú, entre outros - que acompanho com tristeza os rumos daquela que já foi a Cidade Modelo da Bahia. Com o fim da exigência do diploma de jornalismo, nossa esperança é  que os profissionais da imprensa local assumam cada vez mais o protagonismo no debate político e na defesa dos interesses coletivos; afinal, ‘jornalismo é serviço público, não é espetaculo’!


O que não é bom e não me agrada, é a falta de ousadia política que muitos dos meus colegas jornalistas não têm tido. Navego pelos diferentes sites e vejo uma reproducão quase simultânea das notícias oficiais, com exceção de Ipiaú Hoje que, apesar dos seus partidarismos, tem feito uma cobertura mais incisiva, mais corajosa e mais equilibrada. Veja-se por exemplo a última decisão do Tribunal de Contas dos Municípios sobre a rejeição parcial das contas da administracão municipal. A notícia não era, como se quis vender, a de que o prefeito teve suas contas aceitas, mas sim a de que o gestor público foi punido com a obrigação de devolver quase R$ 50.000,00 aos cofres publicos municipais. Esta material em sí ja era o fato que a imprensa local, com exceção de Ipiau Hoje, tentou negar vendendo ‘o boi pelo bife’.

Ao invés de investir na disputa cretina entre quem é mais ou menos corrupto, a imprensa ipiauense faria bem em fiscalizar e ficar de olho na indepêndencia política do TCM e da Câmara de Vereadores. No que diz respeito ao TCM, poderia se comecar explicando ao leitor quem escolhe os conselheiros, como é feita a análise das contas públicas, quais os mecanismos legais para o controle da transparência.Quanto `a Câmara de Vereadores de Ipiaú, sobram pautas jornalisticas ali. A Câmara tem um histórico de arrepiar! Deus-me-livre mangalô-três-vezes!

A credibilidade da imprensa local se baseia na sua coragem de defender os interessses da sociedade. Pouca gente  dá credibilidade ao conteúdo porco do jornalismo radiofônico – em que se pesem as honrosas exceções – que sustenta os interesses político-partidários daqueles que eternamente se revezam no poder. Ainda que o rádio continue tendo a sua audiência cativa, a internet congrega agora uma massa de leitores críticos, famintos por um jornalismo sério, corajoso e acima de tudo responsável.

Quando da minha rápida passagem por Ipiaú em 2004 eu perguntei ao atual prefeito, em um programa-piloto em uma rádio ate então Livre, como ele poderia explicar as denúncias de que teria sido demitido, ‘a bem do serviço publico’, da sua função como médico. A pergunta não estava fora de lugar porquê o prefeito era então candidato exatamente a uma função pública. Ele me devolveu a pergunta com quatro pedras na mão, questionando a legitimidade do meu ofício: você é daqui? Você conhece a cidade? Quem é voce, rapaz? E eu respondi: eu sou Jaime e minha função é perguntar. O senhor fique livre em responder ou não. Os meus colegas jornalistas hão de concordar comigo. Perguntar não ofende.

Ainda assim, me preocupa que misteriosamente poucos jornalistas locais têm assumido sua função basica: perguntar. Quem questionou a fundo a assinatura de contrato aparentemente no mínimo lesivo ao erário público entre a Prefeitura e empresas de lixo? Quem levantou perguntas sobre o Parque da Cidade, as verbas ali destinadas, os custeios, as planilhas de gastos com aterro e planificação, o montante real de recursos destinados `a Prefeitura e as empresas prestadoras de serviço? E as compras da Prefeitura no comércio local, quais os critérios de preferência, quais as empresas que se beneficiam e por quê? Qual a planilha de gastos médios mensais da Prefeitura e da Câmara de Vereadores com gasolina? Que diabos os carros oficiais, de uso exclusivo em serviço, fazem rodando pelas ruas fora do expediente nos finais de semana? A funcão do jornalista é perguntar!

Uma última palavra: vem aí as eleições municipais e aumenta a nossa expectativa de que os profissionais sérios da imprensa local não se deixem seduzir pelo canto da sereia. Se quiserem, eles podem colocar suas vozes a serviço de um debate de idéias sobre a Ipiaú que queremos. O que estaráem discussão nao é apenas a falta de projetos politicos das duas forcas atrasadas, nojentas e cínicas que têm dominado a política local. Estas forças, tenho insistido, têm usado a miséria da nossa gente como trampolim politico e não podem continuar onde estão. Eles não têm projeto político para a Ipiaúque queremos porque seus compromissos são com o poder, não com o povo.

O que realmente estará em discussão a partir de agora – e rezamos para que nossos colegas jornalistas aceitem o desafio – é que cidade queremos. Tomara que os profissionais da minha terra não aceitem a política da cenoura e do porrete. Quem conhece bem o jornalismo criminoso da mídia grande – principalmente concentrada no eixo Rio-São Paulo – sabe: a incestuosa relação imprensa/poder é um atentado `a democracia.

*Jaime Amparo-Alves é jornalista. Seus artigos podem ser lidos em: www.comraivaepaciencia.blogspot.com

22 de mai. de 2011

ASSISTA A PROFESSORA AMANDA GURGEL NO FAUSTÃO !

Professora Amanda Gurgel no Faustão - Parte 1


Professora Amanda Gurgel no Faustão - Parte Final


AMANDA GURGEL NOS TWITTERS    @amandapstu   #dezporcentodopibja

 

 APOIE 10%  DO PIB NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO

 

DOMINGÃO DA AMANDA


Depois de invadir YouTube, Twitter, Facebook, capas de jornais, telejornais locais e nacional, nossa companheira Amanda Gurgel participará neste domingo do Domingão do Faustão. É isso mesmo, você não leu errado não. Por mais surreal que pareça o PSTU estará no Domingão do Faustão representado pela professora Amanda. Então, neste domingo, ao invés de desligar a TV na hora do Domingão nosso chamado é para que você sintonize seu aparelho de TV na Rede Globo e assim possa prestigiar a defesa da educação pública na presença e nas palavras da professora Amanda Gurgel.



21 de mai. de 2011

" O EVOLUCIONISMO POLÍTICO: PDS/PFL/DEM/PT! "


POR JUCÉLIA SANTOS -
 FEIRA DE SANTANA.

Para nossa infelicidade, parece que o PT não apenas fez oposição ao PDS/PFL/DEM, aprendeu muito bem a fazer política com eles. Alguém percebe a diferença. Houve mudança na Bahia? Para Quem? Qual?

E as práticas políticas de distribuição de cargos? E a privatização das rodovias estaduais? E os aliados políticos?

Quem é mesmo o vice-governador? E o descaso com as universidades e com o ensino médio? E os concursados do concurso para coordenador do estado em 2006, porque não foram chamados? E abriu seleção logo depois para REDA? E nossos aumentos? O governo da Bahia está criando mais duas secretarias para colocar seus cabos eleitorais.

O legislativo já aprovou em votação a criação destas duas secretarias. Curioso que sempre funcionou sem estas duas secretarias, e mais ainda, restringiu recursos para a Universidade alegando contingenciamento, quer segurar o aumento de professores, mas tem dinheiro para ampliar a máquina e empregar aliados políticos e partidários. Governo de todos nós?Pelo visto não estamos incluídos entre os nós.


VISITAS MEMORÁVEIS: CHAPADA DIAMANTINA


Conhecendo o " Cemitério Bizantino" em Mucugê- Chapada Diamantina- BA.
Visita a uma caverna na Chapada Diamantina -" Um passeio ao centro da terra", inesquecível.
Professores e alunos do Colégio Modelo de Ipiaú em visita a Chapada Diamantina- BA (Lençõis, Rio das Contas, Mucugê e etc).
Topo do Morro Pai Inácio - Chapada Diamantina-BA. Sugiro a todos(as) conhecerem este belíssimo lugar.


No espaço "visitas memoráveis", aberto hoje neste blog, apresentaremos algumas imagens de lugares que  visitei. Através desta experiência pessoal destacaremos alguns lugares que visitamos e sugerimos aos nosso leitores que visitem. Afinal, NINGUÉM É DE FERRO!

Abraços,
Albione Souza 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...